Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Cinema blaxploitation e filosofia afrofuturista na Cinemateca Portuguesa



O AFRICA.CONT/CML e o Festival de Cinema Queer Lisboa, levam até à Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, à Galeria Zé dos Bois, ao c.e.m. – centro em movimento e ao Fontória Blues Caffe o ciclo "Are you for real?" Uma viagem Afrofuturista do Blaxploitation às Utopias Queer Visuais e Sonoras, com a apresentação de filmes, instalações, performances e um workshop de voguing. Será também apresentado um livro de Tim Stüttgen e entre os convidados internacionais destacam-se a performer Vaginal Davis.

De 4 a 11 de julho, este ciclo, com curadoria de Pedro Marum e Ricke Merighi, pretende olhar, sob uma perspectiva queer, para o movimento cinematográfico blaxploitation e para a estética e filosofia afrofuturista, que teve no músico Sun Ra (1914-1993) um dos seus expoentes máximos, explorando questões ligadas à raça, género e sexualidade. A obra do cineasta britânico Isaac Julien estará em destaque, com a exibição de cinco filmes da sua filmografia.

A programação de cinema completa pode ser consultada aqui e horários e eventos paralelos podem ser consultados aqui. O catálogo está disponível para leitura e download aqui.