Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Convidados do Queer Lisboa 23

O Queer Lisboa 23 vai contar com a presença de um expressivo número de convidad@s, entre realizador@s, produtor@s e demais profissionais da indústria do cinema.

Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa chegam desde Brasil com o seu potentíssimo documentário Indianara, que abre este ano o Festival, e que também contará com a presença em Lisboa de Biancka Fernandes, uma das participantes do filme. Também desde o Brasil, e na Competição de Longas-Metragens, o Queer Lisboa 23 contará com a presença do cineasta cearense responsável por GretaArmando Praça.

Na Competição para o Melhor Documentário, recebemos desde Argentina a Marilina Giménez e a Florencia Vogliano, realizadora e assistente de realização, respectivamente, do filme
Una Banda de ChicasA distribuidora do filme, María Vera, também estará presente, com este e com outro documentário que participa na competição: El Silencio Es un Cuerpo que Cae, de Agustina Comedi. E Shaked Goren compete com My War Hero Uncle.

No âmbito da Competição Queer Art, destaque para a visita a Lisboa do realizador británico Richard Squires, com Doozy, e do cineasta espanhol Armand Rovira, que apresenta Letters to Paul Morrissey. Esta Secção também contará com a presença do ator Mauro Soares, um dos protagonistas de Sol Alegria, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira. 

Na Competição de Curtas-Metragens, o Queer Lisboa 23 receberá a visita de vários representantes de filmes internacionais: Bernardo Zanotta compete com Heart of HungerDiego Paulino, e o seu produtor Victor Casé, com NEGRUM3; Pol Merchan com Pirate Boys; Andrés Baron com Printed Sunset; e ainda dois cineastas asiáticos: o japonês Tsuyoshi Soji apresenta Old Narcissus, e o vietnamita Viet Vu Ant-Man.

Da Competição de Filmes de Escola Europeus "In My Shorts", o festival contará com a presença da alemã Zara Zandieh (The Sea Runs thru My Veins) e do português residente em Londres David Leal, que apresenta a curta-metragem You Are a Letter, Written Not with Ink, but with the Spirit.

Também estarão presentes no Cinema São Jorge outros representantes portugueses, com filmes fora de Competição: Vicente Alves do Ó apresenta em Antestreia Nacional Golpe de Sol, e Cláudia Varejão e Salomé Lamas participarão como curadora e realizadora, respectivamente, dos filmes apresentados dentro do programa especial Agência 20 Anos

Marion Scemama e François Pain chegam desde Paris com o seu magnífico documentário Self-Portrait in 23 Rounds: a Chapter in David Wojnarowicz's Life, 1989-1991, filme que inaugura na Cinemateca o Ciclo Berlinale Panorama 40.

Por último, desde o Brasil, dois últimos convidados, Carol Fernandes e André Medeiros Martins. A primeira assina a curta-metragem Marie, Eu te Vejo (dentro do programa Corpos Desejo Paisagens), e o segundo faz o próprio com Alfredo Não Gosta de Despedidas (Hard Nights). 

A lista completa de convidados pode ser consultada aqui.