Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Dia #5: Documentário sobre Robert Mapplethorpe encerra Queer Porto 3

Nomeado para dois Emmys, Mapplethorpe: Look at the Pictures é um retrato íntimo e crítico de Robert Mapplethorpe, um dos mais influentes fotógrafos do século XX.

Os realizadores Fenton Bailey e Randy Barbato tiveram acesso sem restrições ao arquivo de Mapplethorpe para realizar Mapplethorpe: Look at the Pictures, revelando inclusivamente entrevistas inéditas do fotógrafo.

O documentário encerra hoje a terceira edição do Queer Porto, às 22h, no Teatro Rivoli, sendo exibido no âmbito do ciclo “This is Me”, dedicado à representação autobiográfica no cinema queer.

Este ciclo estará em destaque neste último dia do Queer Porto 3, com a estreia absoluta de Blackstar: Autobiography of a Close Friend, de Tom Joslin, às 17h00, uma prequela (de 1976) do filme de 1993, Silverlake Life: The View From Here, de Peter Friedman e Tom Joslin. Friedman estará presente na sessão.

No âmbito do mesmo ciclo, será exibido às 15h um conjunto de curtas-metragens e a longa-metragem Tender Fictions, de Barbara Hammer, figura incontornável do cinema experimental, cujo trabalho foca questões da política do corpo.