Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Dia #8: Realizador canadiano Yan England no Queer Lisboa para apresentar 1:54

Agora que a 21.ª edição do Queer Lisboa se aproxima do fim, destacam-se neste penúltimo dia de festival, vários filmes da secção Panorama.

Às 22h00, na Sala Manoel de Oliveira, passa a longa-metragem 1:54, com a presença do realizador Yan England, numa colaboração com a Embaixada do Canadá em Portugal, para apresentar o seu filme, protagonizado por Antoine-Olivier Pilon, a estrela do aplaudido Mommy, de Xavier Dolan. O filme narra a história de Tim, um atleta tímido, brilhante e talentoso, de dezasseis anos, mas que sofre um tal nível de pressão que o limite humano atinge o ponto de não retorno. Focado no tema do bullying, 1:54 tem feito não apenas o circuito dos festivais, mas servido de base para formação em escolas, lecionadas pelo próprio realizador. E é precisamente nesse contexto que Yan England vai estar no Porto para uma sessão especial no Cinema Trindade, no dia 25 de setembro, numa sessão direcionada ao público escolar.  

Também na secção Panorama, é exibido às 21h30, na Sala 3, Foreign Body, da cineasta Raja Amari, sobre Samia, uma jovem tunisina que foge do seu país, encontrando a liberdade e independência que tanto anseia graças à Sra. Bertaud, para quem começa a trabalhar quando chega a França.