Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Filmes vencedores do Queer passam na RTP2 a 17 de maio



A 17 de maio a RTP2 assinala mais um ano o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia com a transimissão, às 23h, de Call Me Marianna, documentário realizado pela cineasta Karolina Bielawska, que em 2015 venceu o prémio de Melhor Documentário do Queer Lisboa 19.

O júry da dezanove edição do Queer Lisboa, formado por António Câmara Manuel, Camilo de Azevedo e Charlotte Lipinska, fez o seguinte statement sobre o mesmo: "Queremos em primeiro lugar salientar a excecional qualidade dos documentários selecionados nesta edição. Cada filme, à sua maneira, abre uma perspectiva sobre a tolerância, o poder dos afetos, e os caminhos dolorosos que muitos precisam percorrer. Pelo rigor da sua direção e a originalidade da sua narrativa que constrói uma cumplicidade com a sensibilidade do espectador, o júri atribui por unanimidade o prémio de Melhor Documentário para Call Me Marianna, de Karolina Bielawska."

Igualmente, a RTP2 irá celebrar também o Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfóbia com um programa Cinemax especial, a partir das 00h00, nesse mesmo dia 17 de maio.

O programa irá contar com uma entrevista especial ao nosso Director Artístico João Ferreira e com a exibição da curta-metragem "Benjamin's Flowers", da realizadora Malin Erixon (vencedora do Prémio à Melhor Curta-metragem no Queer Lisboa 17), e do filme "Mondial 2010", do realizador lebanés Roy Dib, (vencedor do Prémio à Melhor Curta-metragem no Queer Lisboa 18).