Artigo de Blogue

Todos os Artigos

A ModaLisboa e o novo filme do Sebastián Lelio: destaques no Panorama



Para a Secção Panorama da sua 22ª edição, o Queer Lisboa anunciou uma parceria com a ModaLisboa e o Doclisboa, para a programação de um conjunto de documentários sobre o universo da moda.

A 51.ª edição da  ModaLisboa decorre de 11 a 14 de outubro, e o Queer Lisboa antecipa este evento apresentando três documentários que revelam a importância da cultura queer na moda e de como a moda tem contribuído para o esbatimento de noções heteronormativas de género.

Neste programa, destaque para o filme We Margiela (2017), da produtora holandesa mint film office, que acompanha o nascimento da emblemática casa de moda dirigida pelo enigmático Martin Margiela, responsável por uma verdadeira revolução nesta indústria e que dará também lugar a um debate com a presença de Eduarda Abbondanza, diretora da ModaLisboa, e Rui Palma, fotógrafo de moda.

Os outros destaques vão para o documentário Kevyn Aucoin - Beauty & the Beast in Me (2017), de Lori Kaye, um impressionante retrato do maquilhador Kevyn Aucoin, já falecido, feito com base nos seus próprios registos vídeo caseiros, que capturam a sua vida pessoal e profissional.

Foi igualmente anunciada a estreia nacional do documentário George Michael: Freedom - Director’s Cut (2018), de George Michael e David Austin, uma exaustiva viagem pela música e vida de uma das maiores estrelas pop contemporâneas cuja carreira atravessa mais de três décadas e que teve uma estreita relação com a moda, particularmente a partir do momento em que recusou aparecer publicamente na promoção das suas canções, dando azo ao mediático processo judicial do cantor, contra a Sony. O ciclo de documentários prosseguirá no Doclisboa, em outubro.

Por último, o Festival anunciou os títulos de duas longas-metragens de ficção, fora de competição, nesta mesma secção Panorama, com destaque para a ficção lésbica, Disobedience (2017), realizada por Sebastián Lelio (de Uma Mulher Fantástica) e protagonizada por Rachel Weisz, Rachel McAdams e Alessandro Nivola. A viver em Nova Iorque onde trabalha como fotógrafa, Ronit (Weisz) sabe da morte do pai, um judeu ortodoxo e decide voltar a casa, em Londres, para as cerimónias fúnebres. Há muito afastada da família, Ronit tem de aprender a lidar de novo com a comunidade judia ortodoxa. Aí, é acolhida pelo amigo de infância, Dovid (Nivola), um protegido do pai que o educou para seu sucessor. Mas a sua grande surpresa é quando sabe que Dovid casou com a sua melhor amiga, Esti (McAdams).

PANORAMA DOCUMENTÁRIOS

George Michael: Freedom - Director’s Cut, George Michael, David Austin (Reino Unido, 2018, 109’)
Kevyn Aucoin - Beauty & the Beast in Me, Lori Kaye (EUA, 2017, 90’)
We Margiela, mint film office (Holanda, 2017, 100’)

PANORAMA LONGAS-METRAGENS DE FICÇÃO

L’Amour Debout, Michaël Dacheux (França, 2018, 83’)
Disobedience, Sebastián Lelio (EUA, Reino Unido, Irlanda, 2017, 114’)