Artigo de Blogue

Todos os Artigos

As Novas Vozes Femininas no Cinema Afro-Brasileiro na Cinemateca Portuguesa

Um dos principais destaques do ciclo “A Experiência Afro-Brasileira na Tela” é o programa de curtas-metragens “Novas Vozes Femininas no Cinema Afro-Brasileiro”, que se realizará na quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 17h30. Este programa destaca trabalhos de realizadoras que têm subvertido noções de raça, sexualidade e género, como é o caso de Viviane Ferreira, que estará em Lisboa para apresentar duas curtas-metragens: O Dia de Jerusa e Mumbi7Cenas Pós Burkina.

Fazem ainda parte da sessão os títulos: Cinzas, de Larissa Fulana de Tal; Cores e Botas, de Juliana Vicente; Elekô, do coletivo Mulheres de Pedra; Empoderadas: Episódio 11, de Renata Martins; e Kbela, de Yasmin Thayná.

Viviane Ferreira vai ainda participar no debate que nesse mesmo dia terá lugar na Cinemateca Portuguesa, às 19h00, sob o mote Leituras Queer do Cinema Afro-Brasileiro. Aqui pretende-se analisar e debater questões ligadas à forma como a comunidade afro-brasileira foi historicamente representada no cinema do Brasil, assim como na cultura popular, com um foco especial nas questões do género e da sexualidade. Além de Viviane Ferreira, estarão presentes Karla Bessa (Professora na Universidade Estadual de Campinas) e Lolo Arziki (Realizadora e estudante).