Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Palmarés do Queer Porto 5

Palmarés do Queer Porto 5

Teve lugar esta noite, às 21h30, a Noite de Encerramento da 5ª edição do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer, no Pequeno Auditório, no Teatro Rivoli, onde foram anunciados os prémios de Melhor Filme da Competição Oficial e Melhor Curta-Metragem de Escola da Competição In My Shorts, bem como o Prémio do Público.
 
Competição Oficial
 
Melhor FilmeMadame (Suíça, 2019, 94’), de Stéphane Riethauser

Menção EspecialYours in Sisterhood (EUA, 2018, 102’), de Irene Lusztig

Prémio do PúblicoMadame (Suíça, 2019, 94’), de Stéphane Riethauser
 
Competição In My Shorts
 
Melhor Curta-Metragem de EscolaEm Caso de Fogo (Portugal, 2019, 23'), de Tomás Paula Marques
 
O Júri da Competição Oficial, composto por Adriano Baía Nazareth (realizador na RTP), Ana Deus (cantora e compositora), Nuno Ramalho (artista plástico) e Susana Chiocca (artista e curadora) decidiu atribuir o Prémio de Melhor Filme a Madame, de Stéphane Riethauser, um prémio no valor de 3.000€ atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme neste canal. Segundo o Júri: "Mergulhar e reconstruir memórias através de um arquivo de imagens de família, pode ser um exercício de compreensão e redenção. Nesta obra, percebemos que muitas vezes não estamos sozinhos na nossa "estranheza", seja ela de género ou de outro género qualquer. Este filme tem o mérito de o fazer especialmente bem, incluindo plenamente o espectador nessa dinâmica."

O Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Especial ao documentário Yours in Sisterhood, de Irene Lusztig. Segundo o Júri esta é "uma obra que afirma a multiplicidade e a urgência do feminismo na atualidade, articulando com questões de género, tensões raciais ou preocupações ecológicas, de forma especialmente bem conseguida."

O público do Queer Porto 5 premiou Madame (Suíça, 2019), de Stéphane Riethauser, com o Prémio do Público para Melhor Filme.

O Júri atribuiu ainda o prémio de Melhor Curta-Metragem de Escola da Competição In My Shorts a Em Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques, um prémio no valor de 400€ em equipamento audiovisual, patrocinado pela Much Underwear. O Júri achou que esta é "uma narrativa centrada na adolescência passada num ambiente rural onde, através da montagem, são criadas importantes tensões no discurso fílmico."

Queer Porto 5 continua amanhã, domingo, dia 20 de outubro, no Teatro Rivoli, com a exibição às 17:00, do filme Gay USA, e às 19:00, Buddies, ambos de Arthur J. Bressan Jr., e ambos filmes lendários que marcam indelevelmente a sua época e que se tornaram artefactos essenciais para o conhecimento e compreensão das vivências gay e da cultura queer nos EUA, nas duas épocas distintas em que os filmes têm lugar. A terminar o dia, e em jeito de despedida, um Queer Rendez-vous final no Pony Bar, onde se irá dançar e celebrar mais uma edição do Queer Porto.