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Programação completa do Queer Porto 4

Em 2018, o Queer Porto tem como convidado especial o escritor de culto norte-americano Dennis Cooper, largamente influenciado pelos movimentos punk e queercore, que recentemente enveredou pelo cinema. Cooper estará no Porto, juntamente com Zac Farley, para apresentar o filme corealizado por ambos, Permanent Green Light, e para um encontro com os espectadores do Festival.
O Festival abre com o documentário Bixa Travesty, vencedor do prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale, um imaginativo e desafiante filme, dominado pela presença no ecrã da eletrizante Linn da Quebrada. Como Filme de Encerramento, o apresentamos Shéhérazade, estreado na passada edição do Festival de Cannes, e que é uma poderosa ficção sobre o universo dos trabalhadores do sexo na cidade de Marselha.
Um total de oito filmes integram a competição: 1985 nos propõe uma incursão metafísica aos primeiros anos da epidemia do VIH/sida; Call Her Ganda é um exaustivo documentário sobre o assassinato de uma trans nas Filipinas às mãos de um militar dos EUA; o já mencionado Permanent Green Light; The Rest I Make Up traça a história da vida e da incontornável obra da dramaturga de origem cubana, María Irene Fornés; Soldiers. Story from Ferentari é uma insólita ficção passada num bairro cigano de Bucareste; L’Animale narra uma intrincada teia de segredos no seio de uma família austríaca; Dykes, Camera, Action! revela-se como importante documento sobre o papel fundamental de mulheres artistas na história do cinema queer; e Les Garçons Sauvages é uma fábula selvagem que remete para universos tão díspares como os de Kenneth Anger ou Júlio Verne.
A par da Competição Oficial, o Teatro Rivoli também é palco da Competição “In My
“Shorts”, de filmes de escola portugueses, onde participam alunos da Escola Superior
de Artes e Design de Leiria, da Escola Artística de Soares dos Reis e da Escola Superior
de Teatro e Cinema.
O Teatro Rivoli acolhe ainda um programa sobre o universo da moda, onde são exibidos
We Margiela, que acompanha o nascimento da emblemática casa de moda dirigida pelo enigmático Martin Margiela; o documentário Kevyn Aucoin - Beauty & the
Beast in Me, um impressionante retrato do maquilhador Kevyn Aucoin feito com base nos seus próprios registos vídeo caseiros; e George Michael: Freedom - Director’s Cut, uma exaustiva viagem pela música e vida de uma das maiores estrelas pop contemporâneas cuja carreira atravessa mais de três décadas e que teve uma estreita relação com a moda.
Programadores convidados da presente edição, Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey,
apresentam o programa “As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann”, uma
oportunidade única de ficar a conhecer a fundo uma das mais importantes performers
norte-americanas. A par do documentário Breaking the Frame, são exibidos dois filmes realizados pela performer: Interior Scroll - The Cave, 1975-1995 e Vulva’s School.
No Maus Hábitos, a sessão Queer Pop é este ano dedicada aos The Knife / Fever Ray, e há também lugar para a performance Pussy. An ongoing performative research, de Liad
Hussein Kantorowicz, uma provocadora performance que aborda e denuncia questões ligadas à discriminação contra as mulheres e à apresentação do feminino como objeto/sujeito sexual.
Para a despedida desta edição, também no Maus Hábitos, Festa de Encerramento com a
participação dos DJ’s Simone e André Fonseca de Carvalho, e com o erotismo do carismático ícone disco-soul Alexander Geist, apresentando o seu mais recente
trabalho, "Speculative".
A exibição da curta-metragem "No Democracy Here" e o espetáculo sobre cultura pop #LOSMICRÓFONOS, do grupo espanhol Mont de Dutor, encerram o festival na Mala Voadora, no domingo dia 14.

Em 2018, o Queer Porto tem como convidado especial o escritor de culto norte-americano Dennis Cooper, largamente influenciado pelos movimentos punk e queercore, que recentemente enveredou pelo cinema. Cooper estará no Porto, juntamente com Zac Farley, para apresentar o filme corealizado por ambos, Permanent Green Light, e para um encontro com os espectadores do Festival.

O Festival abre com o documentário Bixa Travesty, vencedor do prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale, um imaginativo e desafiante filme, dominado pela presença no ecrã da eletrizante Linn da Quebrada. Como Filme de Encerramento, apresentamos Shéhérazade, estreado na passada edição do Festival de Cannes, e que é uma poderosa ficção sobre o universo dos trabalhadores do sexo na cidade de Marselha.

Um total de oito filmes integram a Competição Oficial: 1985 nos propõe uma incursão metafísica aos primeiros anos da epidemia do VIH/sida; Call Her Ganda é um exaustivo documentário sobre o assassinato de uma trans nas Filipinas às mãos de um militar dos EUA; o já mencionado Permanent Green Light; The Rest I Make Up traça a história da vida e da incontornável obra da dramaturga de origem cubana, María Irene Fornés; Soldiers. Story from Ferentari é uma insólita ficção passada num bairro cigano de Bucareste; L’Animale narra uma intrincada teia de segredos no seio de uma família austríaca; Dykes, Camera, Action! revela-se como importante documento sobre o papel fundamental de mulheres artistas na história do cinema queer; e Les Garçons Sauvages é uma fábula selvagem que remete para universos tão díspares como os de Kenneth Anger ou Júlio Verne.

A par da Competição Oficial, o Teatro Rivoli também é palco da Competição “In My Shorts”, de filmes de escola portugueses, onde participam alunos da Escola Superior de Artes e Design de Leiria, da Escola Artística de Soares dos Reis e da Escola Superior de Teatro e Cinema.

O Rivoli acolhe ainda um Programa sobre o universo da moda, onde são exibidos We Margiela, que acompanha o nascimento da emblemática casa de moda dirigida pelo enigmático Martin Margiela; o documentário Kevyn Aucoin - Beauty & theBeast in Me, um impressionante retrato do maquilhador Kevyn Aucoin feito com base nos seus próprios registos vídeo caseiros; e George Michael: Freedom - Director’s Cut, uma exaustiva viagem pela música e vida de uma das maiores estrelas pop contemporâneas cuja carreira atravessa mais de três décadas e que teve uma estreita relação com a moda.

Programadores convidados da presente edição, Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey apresentam o programa “As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann”, uma oportunidade única de ficar a conhecer a fundo uma das mais importantes performers norte-americanas. A par do documentário Breaking the Frame, são exibidos dois filmes realizados pela performer: Interior Scroll - The Cave, 1975-1995 e Vulva’s School.

No Maus Hábitos, a sessão Queer Pop é este ano dedicada aos The Knife / Fever Ray, e há também lugar para a performance Pussy. An ongoing performative research, de Liad Hussein Kantorowicz, uma provocadora performance que aborda e denuncia questões ligadas à discriminação contra as mulheres e à apresentação do feminino como objeto/sujeito sexual.

Para a despedida desta edição, também no Maus Hábitos, Festa de Encerramento com a participação dos DJ’s Simone e André Fonseca de Carvalho, e com o erotismo do carismático ícone disco-soul Alexander Geist apresentando o seu mais recente trabalho, "Speculative".

A exibição da curta-metragem No Democracy Here e o espetáculo sobre cultura pop #LOSMICRÓFONOS, do grupo espanhol Mont de Dutor, encerram o festival na Mala Voadora, no domingo dia 14.

A programação completa de filmes do Queer Porto 4 pode ser consultada aqui.