Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Queer Lisboa: festival convidado em Shortcutz Lisboa



Na próxima terça-feira, dia 24 de Outubro, às 22h, Shortcutz Lisboa volta a encher com curtas-metragens a programação do espaço O Bom, O Mau e o Vilão. A iniciativa vai apresentar novas curtas da sua competição e receberá, ainda, o Queer Lisboa como Festival convidado.

O Festival apresenta a curta-metragem vencedora da mais recente competição de Filmes de Escola In My Shorts: "Étage X", de Francy Fabritz (Alemanha, 2016, 14', ficção), um filme sobre o encontro acidental entre duas mulheres num estabelecimento comercial. Este encontro leva as duas mulheres aos seus limites e força-as a improvisar quando o elevador fica preso.

A curta foi premiada, na última edição do Queer Lisboa, pelos jurados João Villas-Boas, Nádia Henriques e Ricardo Vieira Lisboa. Escolheram-na como o melhor filme da Competição In My Shorts, ressalvando, no seu depoimento, as seguintes características:

"Pela gestão meticulosa das expectativas que nos proporciona constantes surpresas e desconfortos, pela utilização virtuosa dos silêncios na construção dos tempos cómicos e pela minúcia na exploração dos detalhes dramatúrgicos num espaço confinado, e ainda por encontrar uma tensão sexual não-moralista em corpos e pessoas tendencialmente representadas como românticas e não-eróticas, o júri decidiu atribuir o prémio In My Shorts ao filme Étage X de Francy Fabritz".