Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Queer Lisboa: festival convidado nos Shortcutz



Na próxima terça-feira, dia
23 de Outubro, às 22h, Shortcutz Lisboa volta a encher com curtas-metragens a programação do espaço O Bom, O Mau e o Vilão. A iniciativa vai apresentar novas curtas da sua competição e receberá, ainda, o Queer Lisboa como Festival convidado.

O Festival apresenta a curta-metragem vencedora da mais recente competição de Filmes de Escola Europeus In My Shorts: Mathias, de Clara Stern (Áustria, 2017, 30', ficção), um filme sobre um homem transgénero que precisa de encontrar o seu caminho na sua nova identidade.

A curta foi premiada na última edição do Queer Lisboa, pelos jurados Fernando Galrito, Marta Fernandes e Ágata Pinho. Escolheram-na como o melhor filme da Competição In My Shorts, ressalvando, no seu depoimento, as seguintes características: 

A forma inteligente e humana como é construída uma personagem trans em toda a sua complexidade, nunca a reduzindo a um estereótipo. O modo como os espaços que a personagem habita – casa, trabalho e rua - se tornam essenciais à construção da personagem e daqueles com quem interage. Um filme tecnicamente bem construído com um espaço físico e sonoro que sustenta de forma coerente toda a narrativa.

"A forma inteligente e humana como é construída uma personagem trans em toda a sua complexidade, nunca a reduzindo a um estereótipo. O modo como os espaços que a personagem habita – casa, trabalho e rua - se tornam essenciais à construção da personagem e daqueles com quem interage. Um filme tecnicamente bem construído com um espaço físico e sonoro que sustenta de forma coerente toda a narrativa".