Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Queer Lisboa galardoado com o Prémio Arco-Íris 25 anos ILGA

O Queer Lisboa foi galardoado, na noite desta sexta-feira, dia 5 de março, com o Prémio 25 anos ILGA, dos Prémios Arco-Íris, atribuídos pela ILGA-Portugal.

O festival agradece à ILGA por este reconhecimento dos seus 25 anos de atividade, e aproveita para retribuir os parabéns à ILGA-Portugal pelo quarto de século de luta que também celebra este ano! Partilhamos este honroso prémio com o Gonçalo Diniz e o Celso Junior, fundadores do festival em 1997, e com todxs aquelxs que fazem e fizeram parte da Associação Cultural Janela Indiscreta e da equipa do Queer Lisboa ao longo destes 25 anos.

Não teria sido possível chegarmos aqui sem estxs muitxs que ajudaram a construir este festival de cinema, trazendo-o ao lugar que ocupa hoje na comunidade queer e no panorama cultural português.

Mais do que a homenagem e reconhecimento que este prémio representa, queremos, hoje, que ele nos sirva a todxs de incentivo a superarmos os enormes desafios que a nossa comunidade tem pela frente, acentuados pelo contexto pandémico em que vivemos: este é um tempo de nos unirmos pelos direitos da comunidade queer nos planos político e social, de levantarmos a voz contra os fenómenos e expressões racistas e xenófobos, contra a homofobia e a transfobia, é um tempo de lutarmos pelos nossos espaços, pelo nosso lugar, um tempo de reivindicar as nossas criações culturais e a sua visibilidade.

O Queer Lisboa vai continuar a ser o palco de todas estas lutas e expressões!