Artigo de Blogue

Todos os Artigos

Queer Porto em Serralves

Numa parceria com Serralves - Museu de Arte Contemporânea, e no âmbito da exposição Robert Mapplethorpe: Pictures, dedicada ao seminal fotógrafo norteamericano, o Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer apresenta a longa-metragem Mapplethorpe, realizada por Ondi Timoner, e que teve estreia mundial na passada edição do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova Iorque.

A sessão tem lugar no dia 29 de novembro, às 21h30, no Auditório de Serralves, e contará com a presença do produtor do filme Nathaniel Dushku e dos co-produtores Amnon Lourie e Crissy Brookshire.

Desde o início dos anos 70, até à sua morte prematura aos 42 anos, o filme explora a interseção da arte de Mapplethorpe com a sua sexualidade, a sua batalha pelo reconhecimento institucional, e, pairando sobre tudo isto, o espectro da emergência da epidemia da sida. Protagonizado por Matt Smith e Marianne Rendón, este biopic oferece-nos um retrato cheio de nuances de um artista no auge da sua criatividade e dos impulsos autodestrutivos que ameaçam tudo dizimar.