Blog Article

All Articles

Agência 20 Anos: Carta Branca aos Realizadores Portugueses

 

No contexto da celebração do seu 20º aniversário, a Agência da Curta Metragem convidou uma série de realizadoras e realizadores portugueses a apresentarem curtas programadas por eles em diversos festivais de cinema. Alguns dos Festivais que irão participar nesta iniciativa são o Caminhos do Cinema Português, o Porto/Post/Doc, o DocLisboa ou ainda os nossos Queer Lisboa e Queer Porto.

 A "Carta Branca aos Realizadores Portugueses" visa assim revisitar o cinema nacional pela mão de realizadores e realizadoras que irão escolher curtas-metragens acordes à filosofia de cada um dos festivais onde irão ser apresentadas. A iniciativa arrancou no passado dia 14 de abril no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, e, em outros Festivais, contará com curadores como João Salaviza, João Nicolau ou Mariana Gaivão.

A realizadora Cláudia Varejão (Ama-SanUm Dia FrioFim-de-semana) será a encarregada de programar para a 23ª edição do Queer Lisboa e para a 5ª edição do Queer Porto. As curtas que farão parte desta sessão serão anunciadas nas próximas semanas.