Evento

Todos os Eventos

#bodies: Un Uomo Deve Essere Forte & conversa com André Tecedeiro

Falamos de corpos. Esses que sempre são apressadamente perfilados e logo forçadamente classificados por quem não os tem, não os habita, por quem só está de passagem ou, também por vezes, por quem está próximo e os quer amar. A taxonomia mundana é isso mesmo, uma conversa de café, uma palavra que escarafuncha e dói. Nesta sessão que dedicamos a todos os corpos, mas particularmente as estes em que se cruzam tanto o abismo entre o género e o corpo, como a autodeterminação de o transformar, Un Uomo Deve Essere Forte apresenta-nos Jack, um homem transgénero em processo de transição. Ao encontrarmos Jack nesse momento, a rebentar, em partes iguais, de entusiamo e inquietação - o filme abre com ele excitadamente lendo o resultado dos seus valores de testosterona atuais -, encontramos também a sombra de uma questão que ao longo do filme se vai desenhando de várias formas: que homem quer Jack ser? Por entre churrascos com amigos, conversas à mesa com a família, idas à praia com o irmão, pescarias meditativas e consultas médicas, observamos como Jack não só altera o seu corpo, e toda felicidade e confiança que este processo lhe traz, mas também reflete sobre os seus modelos de masculinidade e sobre o que é afinal ser um homem. Ao ombrear com o irmão que admira, o pai que nunca conheceu e pode apenas inventar, ou o amigo mais velho que o aconselha, Jack compreenderá que um homem é afinal o que ele é, e que neste processo, para além das mudanças do seu corpo, Jack cresceu. P.V.S.

 

* Este programa é seguido de uma conversa com André Tecedeiro (40’). 
Esta sessão conta com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

* Este programa é seguido de uma conversa com André Tecedeiro (40’).
** Esta sessão conta com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a presença da Exma. Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.