Evento

Todos os Eventos

Race d'Ep!

RACE D’EP!
João Pedro Vale + Nuno Alexandre Ferreira
23 setembro – 23 outubro @ Stolen Books, 10h00-18h00 (segunda a sexta-feira)
Inauguração: 23 setembro, 17h00-23h00

Race d’Ep! significa pédéraste em verlan, rasdep, invertido na linguagem dos invertidos, ou apenas a inversão de pédé para ep. E o race semelhante à raça maldita de Proust, a de Sodoma e Gomorra. Em todo o caso, Race d’Ep! está aqui como paneleiro. Como o panasca que levou o Cesariny ao banco dos réus no julgamento da Natália. Em Paris, perguntámos aos nossos amigos se a palavra ainda era usada. Poucos sabiam o que significava. Apenas a reconheciam os que tinham visto o filme com o mesmo nome.
Race d’Ep!, a obra documental de Lionel Soukaz e Guy Hocquenghem de 1979. Uma reconstituição cinematográfica das imagens da homossexualidade ao longo de um século, desde o cunho da própria palavra homossexual. Dos retratos feitos pelo Barão von Gloeden até ao final dos 70, com os engates nos urinóis públicos de Paris. Percorrendo um século de fotografia, o filme relata o extermínio dos homossexuais nos campos de concentração e o incêndio da biblioteca de Hirschfeld, sem, no entanto, antecipar o que viria a ser a fase mais conturbada do século para a comunidade LGBTQI – os primeiros casos de VIH, alguns anos depois, em 1981.
Fomos convidados para apresentar um projeto para a ASS book fair no Palais de Tokyo, em Paris. Devido à pandemia, a feira foi cancelada. O projeto Race d’Ep! é agora apresentado na galeria da Stolen Books em Lisboa, acompanhado pela projeção do filme. J.P.V. + N.A.F.