Filme

Catálogo de Filmes

Demónios da Liberdade

Demónios da Liberdade

Sinopse

No seio de uma família da alta burguesia vive-se um bizarro triângulo amoroso. Dois homens, uma mulher. Um casal e um homem estranho ao seio familiar. Um estranho está à boleia na estrada e o outro convida-o a entrar no seu carro. Uma mão na perna denuncia tudo. Ela espera-os em casa, um sumptuoso palacete. 

Um ensaio sobre as várias possibilidades e rituais de uma liberdade recente, Os Demónios da Liberdade é também um manifesto de liberdade sexual. Mas os demónios ainda andam por lá. O amante que transporta os novos ventos para dentro da vida deste casal, é perseguido pelos fantasmas da moralidade e de um passado ainda presente, devidamente identificado com uma suástica na testa.


Biofilmografia do Realizador

João Paulo Ferreira nasceu em 1943. Começou a fazer cinema em 1975, integrado no “Cineground”, grupo que se caracterizou por fazer uma primeira tentativa de comercialização de filmes Super 8, em pequenas salas de diversão (“boîtes” e clubes nocturnos), em Portugal.

Esses seriam aliás os lugares de eleição, na época, para a divulgação de uma cinematografia de carácter underground e, no caso de João Paulo Ferreira, também queer (como, aliás, aconteceu com o seu contemporâneo Óscar Alves, de quem foi assistente de realização e montador nos quatro filmes exibidos pelo Queer Lisboa, no ano passado).

Foi ainda membro do Núcleo dos Cineastas Independentes. 

  • 1978 – Ruínas (Curta-Metragem de Ficção)
  • 1977 – Tempo Vazio (Curta-Metragem de Ficção)
  • 1976 – Os Demónios da Liberdade (Curta-Metragem de Ficção)
  •  1976 – Fatucha Superstar (Longa-Metragem de Ficção)
  • 1975 – Trauma (Curta-Metragem de Ficção)