Filme

Fatucha Superstar – Ópera Rock… Bufa

Fatucha Superstar – Ópera Rock… Bufa

Sinopse

Embora a sua obra, iniciada em 1975, tenha acabado por focar muito mais fortemente questões políticas e sociais, João Paulo Ferreira realizou esta obra singular, Fatucha Superstar, num registo musical inspirado no Jesus Christ Superstar, de Andrew Lloyd Webber.

Com a revolução ainda quente, Ferreira desconstrói aquele que foi um dos grandes alicerces do Estado Novo: as aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Se por um lado, Fatucha Superstar é fiel à estética hippie do musical de Webber – e a uma geração portuguesa da altura –, já Fátima, ou Fatucha, é um sofisticado travesti que surge aos três pastorinhos de óculos escuros e descapotável.


Biofilmografia do Realizador

João Paulo Ferreira nasceu em 1943. Começou a fazer cinema em 1975, integrado no “Cineground”, grupo que se caracterizou por fazer uma primeira tentativa de comercialização de filmes Super 8, em pequenas salas de diversão (“boîtes” e clubes nocturnos), em Portugal.

Esses seriam aliás os lugares de eleição, na época, para a divulgação de uma cinematografia de carácter underground e, no caso de João Paulo Ferreira, também queer (como, aliás, aconteceu com o seu contemporâneo Óscar Alves, de quem foi assistente de realização e montador nos quatro filmes exibidos pelo Queer Lisboa, no ano passado).

Foi ainda membro do Núcleo dos Cineastas Independentes. 

  • 1978 – Ruínas (Curta-Metragem de Ficção / Short Fiction)
  • 1977 – Tempo Vazio (Curta-Metragem de Ficção / Short Fiction)
  • 1976 – Os Demónios da Liberdade (Curta-Metragem de Ficção / Short Fiction)
  • 1976 – Fatucha Superstar (Longa-Metragem de Ficção / Feature Film)
  • 1975 – Trauma (Curta-Metragem de Ficção / Short Fiction)