Júri e Convidades

Júri
Convidades

Amarante Abramovici

Realizadora, Programadora
Competição Oficial


Amarante Abramovici nasceu em Aix-en-Provence, em 1978. Cineasta formada em realização pela La Femis, Paris, realizou Circa Me (2002), Mouvements para partos imaginados (2002), Gaia (2004), Dezembro (2008), semailles | setembro (2016), e corealizou A Colher (2010) e Rasura (2019), entre outros. Programa ocasionalmente sessões e ciclos de Cinema, e é programadora do Doclisboa desde 2020. Colabora em projetos educativos com enfoque no Cinema, e leciona Cinema e Vídeo desde 2008. Investiga o cinema 8mm em Portugal. Participa em exposições coletivas, recentemente Projeto Tomate: corpo. trabalho. pobreza (2020-21).

Daniel Gorjão

Ator, Programador
Competição Oficial


Daniel Gorjão nasce em Minde, em 1984. Frequenta o curso de Formação de Atores da Universidade Moderna e mais tarde a Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 2003 estreia-se na companhia do Teatro Politeama, tendo trabalhado com Filipe La Féria durante sete anos. Em 2010 vence o Prémio Emergentes – TNDM II / Festival de Almada e cria um dia dancei SÓ dancei um dia, desde aí, cria regularmente para teatro. Em 2014 é nomeado para os Prémios Time Out e Prémios Novos com Radiografia de um nevoeiro imperturbável. Em 2017 vence o Prémio Cidade de Lisboa / Fatal com ama como a estrada começa, para o GTIST, e ainda em 2017 cria Júlia, para o São Luiz Teatro Municipal. Mais recentemente cria para a CNB Nós como futuro. É diretor de atores e de dobragem na RTP desde 2010. Em 2016 assume a programação de artes performativas da RTP2. É professor convidado da Pós-graduação em Dramaturgia da ESMAE.

larose s. larose

Artista
Competição Oficial


Sujeito da economia móbil neoliberal das artes, larose s. larose nasceu em Montréal, no Canadá, graduou-se pelo Dutch Art Institute da Holanda e vive no Porto. O seu trabalho em vídeo, performance e instalação procura refutar a contaminação dos imaginários queer pelas políticas heteronormativas, pelo capitalismo global, e pela cultura pop imperialista. 

Ana Gabriela Cabilhas

Estudante
Prémio Casa Comum


Ana Gabriela Cabilhas é Presidente da Federação Académica do Porto, tendo já coordenado a área social e a pasta da empregabilidade e empreendedorismo. Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP, atualmente frequenta o 2º ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da mesma Universidade. Desde a sua entrada no Ensino Superior esteve ligada ao associativismo estudantil, tendo iniciado o seu percurso na AEFCNAUP. É representante dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto e integra a Mesa de Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Nutrição.

Jorge Gato

Psicólogo
Prémio Casa Comum


Jorge Gato é psicólogo e investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBTQ+, Família e Género, assuntos sobre os quais tem publicado a nível nacional e internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente na defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQ+. 

Marinela Freitas

Investigadora
Prémio Casa Comum


Marinela Freitas é Investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, de cuja Direção faz parte e onde coordena a linha de investigação Intersexualidades. É doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona, entre outras disciplinas, Estudos Feministas e Teoria Queer. Coorganizou (com Ana Luísa Amaral) a antologia de poesia dedicada ao género e às sexualidades Do Corpo: Outras Habitações. Identidades e Desejos Outros em Alguma Poesia Portuguesa (Assírio&Alvim, 2018) e é autora de Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas Faces? (Prémio PEN Clube - Ensaio 2015).
 

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.