Júri e Convidades

Júri
Convidades

Dori Nigro

Performer
Competição Oficial


 

Dori Nigro é performer e arte/educador. Natural de Pernambuco, nordeste brasileiro, enveredou pelas artes através do teatro amador comunitário e acedeu aos estudos por meio de políticas afirmativas de cotas sócio-raciais. Cursou doutoramento em arte contemporânea. Mestrado em práticas artísticas contemporâneas, especialização em arte-educação, bacharelado em comunicação social e licenciatura em pedagogia. É membro do coletivo Tuia de Artifícios e da União Negra das Artes (UNA).

 

Foto: José Sérgio

 

Isabel Correia

Produtora RTP
Competição Oficial


 

Isabel Correia nasceu e cresceu no Porto. Desde a revolução de abril que afirmava querer ser advogada, mas adorava comunicação, escrevia textos, devorava livros e era louca por televisão. Estudou Direito na Universidade de Coimbra, mas, já no final da licenciatura, conseguiu um lugar de produtora executiva na RTP Porto, um edifício que, com a sua enorme antena de emissão, sempre a fascinou. Trabalha há 38 anos na RTP, no Centro de Produção do Norte, onde passou por muitos projetos de televisão e rádio, de gestão e mesmo pela direção do referido centro durante quase uma década. Faz atualmente um Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, para estruturar o seu pensamento sobre temas desta área que sempre a estimularam.

Paula Guerra

Socióloga
Prémio Casa Comum


 

Paula Guerra é Professora de Sociologia na Universidade do Porto e Investigadora no Instituto de Sociologia da mesma Universidade. É Professora Associada Adjunta do Griffith Centre for Social and Cultural Research da Griffith University na Austrália. É fundadora/coordenadora da Rede Todas as Artes e da KISMIF (kismifconference.com e kismifcommunity.com). É presidente da International Association for the Study of Popular Music (IASPM) Portugal e integra o board da Research Network de Sociologia da Arte da European Sociological Association. Paula é editora-chefe (com Andy Bennett) da revista da SAGEDIY, Alternative Cultures and Society.

Rita Aires

Psicóloga
Prémio Casa Comum


 

Rita Aires é feminista, psicóloga e pós-graduada em Direitos Humanos. Interessa-se por política, educação, direitos sexuais, antirracismo, igualdade, diversidade e justiça social. É cofundadora do Observatório dos Direitos Humanos e dedica-se profissionalmente a mudar o mundo, atualmente com a Associação para o Planeamento da Família e com o Movimento SOS Racismo. É coautora dos livros Isto não é um glossário: in/definições de géneros e sexualidades, De memória: História das lutas feministas e LGBTQIA+ em Portugal, e divergentes, editados pela gentopia.

Susana Serro

U.Porto
Prémio Casa Comum


 

Susana Serro, nascida no Porto em 1973, desde muito cedo se interessou pelas artes e pela descoberta do mundo. Apesar do seu percurso académico ter sido na área das ciências, o seu crescente interesse pelas artes visuais levou-a ao longo dos anos a colaborar com diversos festivais de cinema da cidade. Integrou a equipa da Unidade de Cultura da Universidade do Porto em 2013, onde desenvolveu diversas atividades de serviço educativo e culturais. Em 2018, esteve envolvida na criação da Casa Comum, projeto cultural da U.Porto, onde tem vindo a coordenar várias atividades ligadas ao cinema e audiovisuais, estabelecendo parcerias com os principais festivais e mostras de cinema nacionais.

Tânia Dinis

Realizadora
Competição Oficial


 

Tânia Dinis, nascida em 1983, é Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FBAUP (2015) e licenciada em Estudos Teatrais pela ESMAE (2006). O seu trabalho atravessa diversas perspetivas e campos artísticos – fotografia, performance, cinema, partindo de imagens de arquivo de família, pessoais ou anónimas, da sua apropriação, ou outros registos de imagem real. Não são favas, são feijocas (2013), premiada em vários festivais de cinema, seguida de outros trabalhos – Arco da Velha (2015), Laura (2017) - prémio Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Brasil. Lurdes (2022), prémio no FUSO Vídeo Arte Lisboa. Catraias (2023), com produção do Curtas Vila do Conde.

 

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.