Hidden Master: the Legacy of George Platt Lynes
Sam Shahid
Documentário : 96' / Arte e Artistas, Corpos, Gay

Nascido na Nova Jérsia, em 1907, George Platt Lynes aspirava ser escritor, e aos 18 anos vai para Paris onde conhece Gertrude Stein e Man Ray. Regressa para estudar em Yale, mas poucos meses depois, em 1926, muda-se para Nova Iorque, onde descobre a fotografia, e começa a retratar celebridades, passando depois para o seu extravagante trabalho para a moda - onde não era alheia a sua influência surrealista. No entanto, a sua paixão estava num lugar mais obscuro: o nu masculino e o sexo. Esse trabalho, radicalmente explícito para a época, só recentemente começou a ser descoberto e apreciado, tendo sido uma influência determinante no trabalho de fotógrafos contemporâneos como Herb Ritts ou Robert Mapplethorpe. Focando sobretudo esta face mais desconhecida do trabalho de Lynes, Hidden Master: the Legacy of George Platt Lynes traça de forma sublime o paralelo entre o modo como o fotógrafo vivia a sua sexualidade e como plasmou esse desejo num conjunto de fotografias, muitas deles até hoje vedadas ao público, por indicação do próprio, antes da sua morte, aos 47 anos. J.F.      

QL - Panorama
https://www.hiddenmasterfilm.com/

/ Detalhes

Ano: 2023

País: EUA

Língua: inglesa

Legendas: português

Elenco: Don Bachardy, George Platt Lynes II, Bruce Weber, William O’Connor, Rebecca Fasman, Jerry Rosco

/ Realização

Sam Shahid

EUA


Sam Shahid tornou-se diretor criativo da agência de publicidade da Calvin Klein no início dos anos oitenta, ajudando a transformar a marca no nome internacionalmente reconhecido que permanece até hoje. No início dos noventa, fez o mesmo com Banana Republic, antes de abrir a sua própria empresa de design criativo e agência de publicidade. Na primeira década do novo século, foi diretor criativo da revista Interview.


Filmografia

2023 - Hidden Master: the Legacy of George Platt Lynes (Documentário) 


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.