Neptune Frost
Anisia Uzeyman, Saul Williams
Ficção : 105' / Afrofuturismo, Colonialismo, Musical, Intersexual, Ecosexualidade

Neptune Frost transporta-nos ao topo das montanhas do Burundi, onde um grupo de fugitivos de minas de extração de minérios, forma um coletivo anticolonialista de hackers. A partir do seu acampamento numa extraterrestrial lixeira virtual, eles procuram apoderar-se de um regime autoritário que explora os recursos naturais da região – assim como o seu povo. Quando umx fugitivx intersexo e um mineiro foragido se conhecem através de uma força cósmica, a sua conexão liberta glitches dentro da grande divindade do circuito. Desenvolvendo-se entre estados de ser – passados e presentes, vida real e sonhada, colonialismo e liberdade, homem e mulher, memória e premonição -, Neptune Frost é um revigorante e poderoso download direto ao córtex cerebral e uma chamada à ação para reclamarmos a tecnologia como arma de políticas progressivas.           

/ Exibição

Lisboa
21 de Setembro | 19h00 | Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira Comprar Bilhetes
Competição Queer Art
https://www.kinolorber.com

/ Detalhes

Ano: 2021

País: Ruanda, EUA

Língua: quiniaruanda, kirundi, suaíli, francês, inglês

Legendas: inglês, português

Elenco: Cheryl Isheja, Bertrand Ninteretse "Kaya Free," Eliane Umuhire, Dorcy Rugamba, Rebecca Mucyo, Trésor Niyongabo, Eric Ngangare “1Key,” Natacha Muziramakenga, Elvis Ngabo "Bobo", Cécile Kayirebwa

/ Realização

Anisia Uzeyman, Saul Williams

EUA


* Saul Williams é um poeta, músico e ator norte-americano. Estreou-se como ator no filme Slam, de Marc Levin, do qual foi coargumentista. Estreia-se na Broadway em 2014 como protagonista do Holler If Ya Hear Me, baseado nas letras de Tupac Shakur. Publicou cinco livros de poesia, amplamente traduzidos. Enquanto músico, gravou seis álbuns e fez concertos e colaborou com artistas como Kanye West, Janelle Monae, Nine Inch Nails, Allen Ginsburg, Amiri Baraka e Erykah Badu.

 

** Anisia Uzeyman é atriz, dramaturga e realizadora. Nascida no Ruanda, estudou teatro na Escola Superior de Teatro, em França. Estreia-se na realização com Dreamstates, inteiramente rodado com iPhones. Realizou igualmente inúmeros telediscos. Enquanto atriz, entre outros, entrou em Aujourd'hui, de Alain Gomis - onde conhece Saul Williams -, e Ayiti Mon Amour, de Guetty Felin. O seu primeiro livro, uma adaptação poética do seu argumento Saolomea, Saolomea vai ser publicado pela Not a Cult este próximo Outono.  
 


Filmografia

* ** 2021 - Neptune Frost (Longa-Metragem)
** 2016 - Dreamstates (Longa-Metragem)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.