Outlasting - Living Archives of Older Queers
Ana Cristina Santos, Nuno Barbosa
Documentário : 56' / Velhice, Activismo, Estudos de Género

Outlasting – o verbo tem muitos significados e nuances: resistir, permanecer, persistir. As pessoas queer mais velhas são hoje mais importantes do que nunca. Esta geração lembra-se muito bem de como é fácil para os regimes autoritários retirar direitos que são dados por garantidos. Para evitar repetir os erros do passado, precisamos de nos lembrar para não esquecer. Numa corrida contra o tempo, cada palavra que recolhemos das pessoas extraordinárias que conhecemos na Grécia, Itália, Malta, Portugal e Eslovénia é um tesouro e ajudará as gerações futuras a compreender quem somos, aprendendo de onde viemos. Este legado contribuirá para um mundo mais seguro, baseado na democracia, na liberdade e na generosidade.

 

*A esta sessão, segue-se uma conversa com os cineastas/investigadores Ana Cristina Santos e Nuno Barbosa.

/ Exibição

Porto
08 de Novembro | 17h15 | Batalha - Sala 2
QP - Sessões Especiais
https://trace.ces.uc.pt/audiovisual/

/ Detalhes

Ano: 2025

País: Portugal

Língua: inglês, português, italiano, grego, esloveno

Legendas: inglês

Elenco: Aldo Ciangura, Ana Pinheiro, António Fernando Cascais, Barbara Tetti, Dafni Trousa, Darja Zaviršek, Dimitra Kyrillou, Emilio Ortu, Frederica Lancastre, Giovanni Fancello & Stefano Resmini, Jerko Gluščević, José Carlos Tavares & Vitor José Nunes, Melany Pavlič, Moyra Sammut, Saša Pleterski, Simone Falzon, Suzana Tratnik, Tellos Filis, Veronica Camilleri

/ Realização

Ana Cristina Santos, Nuno Barbosa

Portugal


Ana Cristina Santos, nascida na Madeira em 1975, vive em Coimbra, Portugal. É socióloga e investigadora sénior com Habilitação em Direitos Humanos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde é co-diretora do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas e coordenadora em Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Após vencer duas bolsas do Conselho Europeu de Investigação (2013, 2022), lidera o projeto TRACE, centrado no envelhecimento LGBTQI+. Livros mais recentes: “The SAGE Handbook of Global Sexualities” (2020); “The Tenacity of the Couple Norm” (UCL Press, 2020); “LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe: Citizenship, Care and Choice” (Palgrave, 2023); e “A Research Agenda for Sexuality and Aging” (Edward Elgar Pub, no prelo, 2026).

 

Nuno Barbosa, nascido em Tomar em 1977, vive em Aveiro, Portugal. É um realizador independente que se dedica a documentários, videoclipes, publicidade e motion graphics e multimédia. Ganhou vários prémios pelo seu trabalho, incluindo o de Melhor Documentário no Paris Independent Film Fest 2022 e o de Melhor Documentário no Art&Tur Film Festival em 2022 e 2020. Foi também vencedor do RØDE International Film Competition 2012, do Creative Macau – Sound & Image Challenge 2013, do «Magnolius – Selaron music video contest 2012» e do «Jovem Criador 2011». Licenciado em Design de Comunicação e com um mestrado em Audiovisuais Digitais, atualmente é também professor assistente convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, em Portugal.


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.