Queerying Nature
Aline Magrez
Documentário : 64' / Ecologia, Arte e Artistas, Activismo, Género

O pensamento falsamente objetivo impôs a ideia de que certos comportamentos sexuais, de género ou familiares são “antinaturais”. Mas a natureza é muito mais queer do que nós! “Queerying Nature” entrelaça palavras, pensamentos e rostos para explodir com a ideia de uma norma sexual ou de género. Ao mesmo tempo, através de uma animação poética que explora certos comportamentos animais, colocamos questões sobre os seres humanos que, ao falarem no lugar dos animais, estão acima de tudo a falar sobre si mesmos. A natureza descrita hoje é incrivelmente diversa e variada, com milhares de casos de aves homossexuais, peixes transexuais, animais não-binários, famílias poliamorosas... Então, o que aconteceu? A nossa perspetiva mudou? A subjetividade do cientista é um fator a ser levado em consideração? Será possível libertarmo-nos das nossas amarras, agora que sabemos que elas são construções culturais e não “verdades” naturais?

 

Foto: Les Films de la Passerelle

 

/ Exibição

Porto
08 de Novembro | 19h30 | Batalha - Sala 2
QP - Queer Focus
https://www.wip.be

/ Detalhes

Ano: 2023

País: Bélgica

Língua: francês

Legendas: inglês

/ Realização

Aline Magrez

Bélgica


Aline Magrez formou-se em realização pelo INSAS e continua a prática de escrever e realizar filmes que iniciou durante os seus estudos. Trabalha tanto em documentário como em ficção, questionando a porosidade entre um e outro. Procura continuamente, tanto plasticamente como intelectualmente, a visão mais precisa e relevante de cada tema.


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.