The City Was Ours. Radical Feminism in the Seventies
Netty van Hoorn
Documentário : 70' / Activismo, Mulheres, Lésbico, Comunidade, Feminismo, Política

O movimento lésbico na Holanda foi uma força motriz no seio do feminismo holandês, tendo-se fortalecido na década de 1970. Foi para além da participação em grupos de consciencialização, das manifestações e dos squats. As suas protagonistas estiveram na vanguarda de movimentos ativistas como o Purple September e a Lesbian Nation, e foram responsáveis ​​pela abertura de cafés, livrarias, revistas, arquivos, gráficas e um coletivo de filmes, todos dirigidos a mulheres. The City Was Ours oferece-nos também um raro relato na primeira pessoa da ocupação da Embaixada de Portugal em Haia, num gesto de solidariedade e chamada de atenção internacional para o caso das “três Marias”, o mediático julgamento das escritoras Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, por causa da publicação do “Novas Cartas Portuguesas”, proibida pela censura.  

/ Exibição

Lisboa
22 de Setembro | 18h00 | Cinema São Jorge - Sala 2
Porto
14 de Outubro | 18h00 | Reitoria da Universidade do Porto - Auditório Ruy Luís Gomes
Queer Focus
www.nettyvanhoorn.nl

/ Detalhes

Ano: 2020

País: Holanda

Língua: Holandês

Legendas: Inglês, Português

Elenco: Nicolaine den Breejen, Angela Leerkes, Mieke van Kasbergen, Lidi Kleijn, Maaike Meijer, Pamela Pattynama, Marjan Sax

/ Realização

Netty van Hoorn

Holanda


Netty van Hoorn (Amesterdão, 1951) é uma cineasta e produtora holandesa. Formou-se em 1983 na Dutch Film and Television Academy e tem realizado vários documentários, anúncios publicitários e peças de teatro, desde então.

 


Filmografia

2020 - The City Was Ours. Radical Feminism in the Seventies (Documentário)
2006 - The Dream Factory (Documentário)
1990 - Gelati (Documentário)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.