
Na Competição de Longas-Metragens do Queer Lisboa 26, destaque para a cinematografia brasileira com os novos trabalhos de Gustavo Vinagre e Fábio Leal. Após terem vencido em conjunto o Prémio de Melhor Filme no Queer Porto 7, em 2021, regressam desta vez à edição lisboeta do festival, o primeiro para apresentar Três Tigres Tristes, uma deambulação, ora crua, ora surrealista, de uma juventude à procura de si mesma, numa inclemente e distópica São Paulo (vencedor do Teddy Award na última edição da Berlinale), e, de Fábio Leal, Seguindo Todos os Protocolos, que narra o abismo mental de quem quer cumprir as normas de saúde prescritas, mas também ter relações sexuais, durante a pandemia.
O realizador espanhol Adrián Silvestre regressa igualmente ao festival - após sair vencedor desta competição em 2016 e merecedor de uma menção especial pelo seu documentário no ano passado -, desta feita com o híbrido Mi Vacío y Yo, um dos filmes mais celebrados em festivais de cinema queer nesta temporada, e onde equilibra com humor e pungência a história de Raphi, que, de pasmo em pasmo, se vai construindo como mulher.
A longa-metragem paquistanesa Joyland, de Saim Sadiq, é certamente outro dos títulos mais relevantes desta edição. Merecedor de dupla premiação em Cannes (entre elas a Queer Palm), o filme transporta-nos para um ambiente aparentemente irreconciliável na cidade de Lahore, onde a família tradicional e varonil colide com a exuberante promessa de uma comunidade trans em crescente afirmação.
A Competição acolhe igualmente o regresso ao grande ecrã do cineasta argentino Leonardo Brzezicki, com Errante Corazón, protagonizado por um irrepreensível Leonardo Sbaraglia; assim como a ficção finlandesa Girl Picture, que marca a estreia da realizadora Alli Haapasalo, e que nos fala sobre a emergência do amor e da sexualidade na vida de três raparigas adolescentes. Poucos dias depois de ser exibido no São Jorge, este título estará também disponível na Filmin Portugal.
Embaixo, a listagem completa dos oito títulos em Competição:
- Errante Corazón / Wandering Heart, Leonardo Brzezicki (Argentina, Brasil, Espanha, Chile, Holanda, 2021, 112’)
- Girl Picture / Tytöt tytöt tytöt, Alli Haapasalo (Finlândia, 2022, 100’)
- Joyland, Saim Sadiq (Paquistão, 2022, 126’)
- Les meilleurs / Besties, Marion Desseigne Ravel (França, 2021, 80’)
- Mi Vacío y Yo / My Emptiness and I, Adrián Silvestre (Espanha, 2022, 98’)
- Seguindo Todos os Protocolos / Follow the Protocol, Fábio Leal (Brasil, 2021, 75’)
- Três Tigres Tristes / Three Tidy Tigers Tied a Tie Tighter, Gustavo Vinagre (Brasil, 2022, 86’)
- Wet Sand, Elene Naveriani (Suíça, Geórgia, 2021, 115’)