25 de Março
Celebramos Abril com a Cineground na Casa do Comum

Em jeito de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, juntamos forças com a Casa do Comum para exibir alguns dos filmes mais emblemáticos dos realizadores João Paulo Ferreira e Óscar Alves, cineastas subversivos, independentes e queer, responsáveis pelas primeiras obras de um cinema queer português, no período pós-revolução em Portugal. 

Fundadores da Cineground, um coletivo de cinema, procuraram desenhar uma primeira tentativa de circulação de filmes Super 8 em espaços públicos, alguns deles frequentados por pessoas LGBTQI+, como o famoso Scarlatty Club, que, aliás, também serviu de cenário a algumas destas obras. Trazendo a si o universo do transformismo dos clubes noturnos lisboetas, que ganham novo fôlego após a Revolução, com uma certa elite cultural, sem deixar de lado a crítica à religião e aos costumes conservadores ainda prevalecentes, este cinema revela-se hoje de uma enorme transgressão numa época em que o país ainda afinava a sua liberdade, sendo prova disso o facto de o cinema português ter tardado ainda largos anos a abordar as questões queer nas suas narrativas. 


Estas duas sessões de cinema, marcadas para o primeiro e segundo domingos de abril na Casa do Comum, são uma oportunidade especial para descobrir estes filmes únicos e raramente exibidos. Duas noites de entrada gratuita no novo espaço do Bairro Alto para as quais estão todes convidades.


Programa Cineground na Casa do Comum

7 abril - 21h30:

- “Solidão Povoada”, de Óscar Alves (Portugal, 1976, 45’)
- “Os Demónios da Liberdade”, de João Paulo Ferreira (Portugal, 1976, 20’)
- “Good-Bye, Chicago”, de Óscar Alves (Portugal, 1978, 16’)

14 abril - 21h30:

- “Fatucha Superstar - Ópera Rock… Bufa”, de João Paulo Ferreira (Portugal, 1976, 43’)
- “Aventuras e Desventuras de Julieta Pipi ou o Processo Intrínseco Global Kafkiano de uma Vedeta Não Analisado por Freud”, de Óscar Alves (Portugal, 1978, 44’)


Mais informação sobre os filmes, aqui.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.