08 de Abril
EcoQueerÉcho: cinema e práticas queer para além do desastre

Para a Temporada Portugal-França 2022, o Queer Lisboa e os Rencontres cinématographiques In&Out, festivais internacionais de cinema queer, coorganizam o programa EcoQueerÉcho - Cinema e Práticas Queer para além do Desastre a decorrer na cidade francesa de Nice, de 28 de Abril a 06 de Maio de 2022.

 

Numa iniciativa apoiada pelo Instituto CamõesGEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (Portugal) e pelo Institut Français (França), os festivais respondem desta forma à proposta feita de cultivar a união entre ambos os países, nomeadamente sob os temas da ecologia e igualdade, exercitando um discurso em torno das filmografias queer portuguesa e francesa que junta estes dois temas aparentemente distantes entre si.

 

O programa vai ter como foco a ecologia, a paisagem, a sustentabilidade e a coexistência interespécie através do prisma do cinema queer. Partindo da premissa de que podemos cultivar “a arte de viver num planeta danificado” (Donna Haraway), e ampliando conceitos originalmente apontados por pensadoras eco-feministas, interessam-nos os mundos ficcionais e tangíveis que o cinema queer explora quando aborda estes temas. Queremos mostrar as estratégias interventivas, as visões e re-imaginações, o olhar perguntador, assim como a crítica inevitável aos modos de vida que deram forma ao mundo danificado que conhecemos.

 

Na Cinemateca de Nice, o programa foca-se na produção de cinema queer de origem portuguesa, enquanto na Villa Arson – École Nationale Supériure d’Arts, no Le Dojo e no Cinéma Jean-Paul Belmondo focamos mais amplamente no olhar eco-feminista e nas alternativas aos modos de vida que conduziram à atual danificação do planeta e possíveis reparações.

 

Consultem a listagem completa de filmes, actividades paralelas e convidades oficiais.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.