01 de Setembro
Edição 2022: a moldar as nossas memórias

A programação do Queer Lisboa 26 volta a fazer-nos refletir sobre as importantes questões ligadas à memória, individual e coletiva. Negar a memória é desonrar e não reconhecer quem permitiu que estivéssemos onde estamos hoje. É um exercício perigoso de negacionismo que, a História continua a ensinar-nos, pode ter consequências extremas. Negar a memória e os nossos antecessores porque eles não seguiram conceções que abraçamos hoje de sexo, género, sexualidade, identidade ou comunidade, é irracional. E é um discurso que não raras vezes vem do privilégio. Um privilégio falsamente disfarçado de marginal e subversivo.

 

O “queer”, sendo um conceito que parece nunca estar lá plenamente, estar sempre em falta, é porque ele é alimentado pelo passado e as suas muitas construções, e porque ele é sempre uma simulação de futuro, no qual projetamos uma vontade utópica. Nunca é exatamente “presente”. É uma promessa para a qual temos de trabalhar juntes. E isto não se faz sem memória – e, já agora, nem sem empatia. Gestos de memória e de celebração, a presente programação evoca e “inventa” necessários passados, pensa e problematiza o nosso presente, e projeta-nos no futuro.

 

O Queer Lisboa 26 apresenta no total 87 filmes, de 27 países diferentes.
Embaixo, o programa completo:

 

NOITE DE ABERTURA
Fogo-Fátuo / Will-o’-the-Wisp, João Pedro Rodrigues (Portugal, 2022, 67’)
 

NOITE DE ENCERRAMENTO

Esther Newton Made Me Gay, Jean Carlomusto (EUA, 2022, 92’)

 

SESSÃO ESPECIAL
Los Agitadores / Horseplay, Marco Berger (Argentina, 2022, 102’)

 

COMPETIÇÃO LONGAS-METRAGENS
Errante Corazón / Wandering Heart, Leonardo Brzezicki (Argentina, Brasil, Espanha, Chile, Holanda, 2021, 112’)
Girl Picture / Tytöt tytöt tytöt, Alli Haapasalo (Finlândia, 2022, 100’)
Joyland, Saim Sadiq (Paquistão, 2022, 126’)
Les meilleurs / Besties, Marion Desseigne Ravel (França, 2021, 80’)
Mi Vacío y Yo / My Emptiness and I, Adrián Silvestre (Espanha, 2022, 98’)
Seguindo Todos os Protocolos / Follow the Protocol, Fábio Leal (Brasil, 2021, 75’)
Três Tigres Tristes / Three Tidy Tigers Tied a Tie Tighter, Gustavo Vinagre (Brasil, 2022, 86’)
Wet Sand, Elene Naveriani (Suíça, Geórgia, 2021, 115’)

 

COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS
Ardente·x·s / Fierce: a Porn Revolution, Patrick Muroni (Suíça, 2022, 96’)
C'è un Soffio di Vita Soltanto / A Breath of Life, Matteo Butrugno, Daniele Coluccini (Itália, Alemanha, 2021, 93’)
Corpolítica / Political Bodies, Pedro Henrique França (Brasil, 2022, 103’)
Framing Agnes, Chase Joynt (Canadá, EUA, 2022, 75’)
Jimmy in Saigon, Peter McDowell (EUA, 2022, 89’)
Magaluf Ghost Town, Miguel Ángel Blanca (Espanha, 2021, 93’) 

Nuestros Cuerpos Son Sus Campos de Batalla / Our Bodies Are Your Battlefields, Isabelle Solas (Argentina, França, 2022, 101’)
Soy Niño, Lorena Zilleruelo (Chile, França, 2022, 62’)

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS
a body is a body is a body, Cat McClay, Éiméar McClay (Reino Unido, 2021, 12’)
La belle et la bête / Beauty and the Beast, Mathieu Morel (França, 2021, 13’)
Billy Boy, Sacha Amaral (Argentina, 2021, 25’)
Colmeia / Beehive, Maurício Chades (Brasil, 2021, 15’)
Dans le silence d’une mer abyssale / In the Silence of an Abyssal Sea, Juliette Klinke (Bélgica, 2021, 19’)
Des jeunes filles enterrent leur vie / Burial of Life as a Young Girl, Maïté Sonnet (França, 2022, 33’)
Dihya, Lucia Martínez Garcia (Suíça, 2021, 10’)
Insieme Insieme, Bernardo Zanotta (França, Holanda, 2022, 37’)
Isn't It a Beautiful World, Joseph Wilson (Reino Unido, 2021, 13’)
Let My Body Speak, Madonna Adib (Reino Unido, Líbano, 2020, 10’)
Letters from St. Petersburg, Lotte Nielsen (Dinamarca, 2021, 17’)
Mars exalté / Exalted Mars, Jean-Sébastien Chauvin (França, 2022, 18’)
Ob Scena / Ob Scene, Paloma Orlandini Castro (Argentina, EUA, 2021, 18’)
On Xerxes’ Throne, Evi Kalogiropoulou (Grécia, 2022, 16’)
The Pass, Pepi Ginsberg (EUA, 2022, 15’)
The Perpetrators, Richard Squires (Reino Unido, 2022, 14’)
São Paulo Ferida Aberta / São Paulo Open Wound, Elizabeth Rocha Salgado (Brasil, Holanda, 2021, 18’)
Silent Heat, Luciënne Venner (Holanda, 2021, 19’)
Sob Influência / Under the Influence, Ricardo Branco (Portugal, 2022, 20’)
Uma Paciência Selvagem Me Trouxe até Aqui / A Wild Patience Has Taken Me Here, Érica Sarmet (Brasil, 2021, 26’)
Uma Rapariga Imaterial / Immaterial Girl, André Godinho (Portugal, 2022, 42’)
Yon / Call Me Jonathan, Bárbara Lago (Argentina, 2021, 8’)

 

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS DE ESCOLA EUROPEIAS “IN MY SHORTS”

Ceux que l'on choisit / The Ones We Choose, Elora Bertrand (França, 2022, 29’) 

Ceux qui désirent se connaître / Those Who Care to Know each Other, Korlei Rochat, Léonard Vuilleumier (Suíça, 2020, 18’)

Chute / Strangers, Nora Longatti (Suíça, 2021, 21’) 

Escames / Shedding Skin, Katherina Harder Sacre (Espanha, 2020, 17’) 

Gangnam Beauty, Yan Tomaszewski (França, Coreia do Sul, 2020, 23’) 

The Greatest Sin, Gabriel B. Arrahnio (Alemanha, 2021, 25’) 

Lugar Nenhum / Nowhere, Pedro Gonçalves Ribeiro (Portugal, 2021, 19’) 

Nina et les robots / Nina and the Robots, Cindy Coutant (França, 2020, 19’) 

Sad Cowboy Platonic Love, Ciel Sourdeau (Suíça, 2021, 17’) 

Swimming Lesson / Schwimmstunde, Lisa Hürtgen (Alemanha, 2021, 10’) 

Le Variabili Dipendenti / The Dependent Variables, Lorenzo Tardella (Itália, 2022, 16’) 

Yến, Julia Diệp My Feige (Alemanha, Vietname, 2021, 15’)

COMPETIÇÃO QUEER ART
First Time (the Time for All but Sunset - Violet), Nicolaas Schmidt (Alemanha, 2021, 50’)

Jerk, Gisèle Vienne (França, 2021, 60’)
Neptune Frost, Anisia Uzeyman, Saul Williams (EUA, Ruanda, 2021, 105’)
Queens of the Qing Dynasty, Ashley Mckenzie (Canadá, 2022, 122’)
Travesía Travesti / Travesti Odyssey, Nicolás Videla (Chile, Argentina, 2021, 96’)
Ultraviolette et le gang des cracheuses de sang / Ultraviolette and the Blood-Spitters Gang, Robin Hunzinger (França, Suíça, 2021, 74’)
Une dernière fois / One Last Time, Olympe de G. (França, 2020, 70’)
Você Nos Queima / You Burn Us, Caetano Gotardo (Brasil, 2021, 73’)
 

PANORAMA
Bambi, a French Woman, Sébastien Lifshitz (França, 2022, 83’)
Black as U R, Micheal Rice (EUA, 2022, 87’)
BR Trans, Raphael Alvarez, Tatiana Issa (Brasil, 2021, 77’)
La fracture / The Divide, Catherine Corsini (França, 2021, 98’)
Hideous, Yann Gonzalez (Reino Unido, 2022, 22’)
Loving Highsmith, Eva Vitija (Suíça, Alemanha, 2022, 83’)
Manscaping, Broderick Fox (EUA, Austrália, Canadá, 2022, 62’)

Panteras / Angels, Breno Baptista (Brasil, 2022, 38’)
Viens je t'emmène / Nobody's Hero, Alain Guiraudie (França, 2022, 100’)


HARD NIGHTS - Fred Halsted
LA Plays Itself, Fred Halsted (EUA, 1972, 55’)
The Sex Garage, Fred Halsted (EUA, 1972, 35’)
Sextool, Fred Halsted (EUA, 1975, 61’)

HARD NIGHTS - Mahx Capacity
Another Beautiful Creature, Mahx Capacity (EUA, 2021, 15’)
Hole Theory, Mahx Capacity (EUA, 2022, 12’)
Queerantine Fantasy, Mahx Capacity (EUA, 2021, 9’)
Rise & Shine, Mahx Capacity (EUA, 2022, 14’)

RETROSPETIVA: “Notes on Camp: o Delírio Drag do Gay Girls Riding Club”
All about Alice, Ray Harrison (EUA, 1972, 68’)
Always on Sunday, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1962, 8’)
The Roman Springs on Mrs. Stone, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1963, 19’)
The Spy on the Fly, Ray Harrison (EUA, 1967, 44’)
What Really Happened to Baby Jane, Connie B. de Mille (aka Ray Harrison) (EUA, 1963, 32’)

+
All about Eve, Joseph L. Mankiewicz  (EUA, 1950, 138’)
Goin’ to Town, Alexander Hall (EUA, 1935, 71’)
Never on Sunday / Pote tin Kyriaki, Jules Dassin (Grécia, 1960, 91’)
Suddenly, Last Summer, Joseph L. Mankiewicz (EUA, 1959, 114’)

What Ever Happened to Baby Jane?, Robert Aldrich (EUA, 1962, 134’)

 

APRESENTAÇÃO CAMPANHA

Eu sou VIH+ e visível

 

LANÇAMENTO LIVROS

“Nós xs Inadaptadxs. Representações, Desejos e Histórias LGBTIQ na Galiza” (Coord. Daniel Amarelo, Através Editora)

“A Defunción dos Sexos: Disidentes Sexuais na Galiza Contemporánea” (Daniela Ferrández Pérez, Ed. Xerais)

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