
No contexto da rubrica regular Realizadores Convidados, a Cinemateca Portuguesa desafiou recentemente a dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata a apresentarem uma parte significativa dos seus próprios filmes, em diálogo com outros tantos por eles escolhidos. O resultado desta “carta branca” tem por título "Malamor", e trata-se de um ciclo em parceria com a BoCA, organizado em 25 sessões que atravessam dois meses (setembro e outubro), e que decorre entre Lisboa e Madrid, onde a Filmoteca Española irá apresentar uma versão abreviada da mostra.
O programa, estruturado numa lógica de conversa -entre João Pedro e João Rui, mas também, entre a dupla de realizadores e a equipa da Cinemateca Portuguesa- é composto por cerca de 60 títulos e privilegia filmes inéditos na Cinemateca Portuguesa, ou que não passam nessa sala há mais de duas décadas. Entre eles encontra-se "Aventuras e Desventuras de Julieta Pipi ou o Processo Intrínseco Global Kafkiano de uma Vedeta Não Analisado por Freud", filme de 1978 assinado por Óscar Alves e distribuído pelo Queer Lisboa, que será exibido pela primeira vez na histórica sala portuguesa.
A exibição está marcada para a próxima quinta-feira dia 9 de outubro, às 19h30, na Sala Luís de Pina, em complemento aos filmes "Alice Has Discovered the Napalm Bomb", de Antoni Padrós (Espanha, 1969, 25'), e "Mahjong", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (Portugal, 2013, 33').
Mais informações, aqui.