13 de Abril
“Vestida de Azul”: debate com Valeria Vegas e Jó Bernardo

“El Futuro Ya No Está Aquí: da Euforia à Desilusão na Movida e Transição Espanhola (1975–1986)” é o título do ciclo temático de cinema que o Batalha Centro de Cinema apresenta entre os próximos dias 6 a 31 de maio. Com curadoria de Guilherme Blanc e Virginia Pablos, o programa oferece uma perspetiva sobre a transição do país vizinho para a democracia após a queda do regime franquista.

 

O ciclo oferece uma perspetiva sobre aquele período histórico colocando em destaque filmes de realizadores como Pedro Almodóvar, Carlos Saura ou Eloy de la Iglesia, que representaram as margens da sociedade, juntamente com trabalhos de realizadoras feministas como Josefina Molina e Cecilia Bartolomé, e com outras expressões fílmicas queer e trans anteriormente proibidas pela ditadura.

 

Na quinta-feira dia 18 de maio, às 19h15, será apresentado o documentário “Vestida de Azul” (Antonio Giménez Rico, 1983), que segue a vida de seis mulheres trans: Loren, Renée, Nacha, Josette, Eva e Tamara. Obra pioneira do cinema queer em Espanha, o filme tem adquirido um estatuto de culto durante os últimos anos, culto esse que irá consolidar-se ainda mais nos próximos meses, já que a sua rodagem será o ponto de partida para a segunda parte da bem sucedida série "Veneno" que atualmente preparam Los Javis.

 

A convite do Batalha Centro de Cinema, o Queer Porto organiza um debate no qual se pretende refletir sobre os temas centrais do filme, tentando estabelecer pontes com o contexto português de ditadura e de transição democrática, sem esquecer olhares mais contemporâneos. Para a conversa, moderada pelo Diretor Artístico do Queer Porto, João Ferreira, convidamos Jó Bernardo, pioneira do ativismo trans e atriz portuguesa, e Valeria Vegas, jornalista trans espanhola e autora do livro "Vestidas de azul. Análisis social y cinematográfico de la mujer transexual en los años de la Transición española" (Ed. Dos Bigotes, 2019).

 

A informação completa sobre o ciclo de cinema, aqui.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.