Júri e Convidades

Cy Lecerf Maulpoix
Jornalista, Ativista
Competição Oficial
Cy Lecerf Maulpoix tem feito parte de coletivos pela justiça queer e climática, em França, desde a COP21. Enquanto jornalista independente, tem escrito sobre lutas sociais, migrações, cultura queer e literatura, através de entrevistas e investigações, publicadas quer na imprensa generalista, quer na especializada. Autor do Écologies déviantes (Cambourakis 2021) e do Edward Carpenter et l'Autre Nature (Le Passager Clandestin 2022), tem neste momento vários projetos de escrita em mãos sobre a relação entre as lutas pela liberdade sexual, ecologia e anticapitalismo.
Foto: Marie Rouge

Isabel Roma
Produtora
Competição Oficial
Isabel Roma nasceu em 1977 no Porto e é produtora de televisão na RTP. Começou por trabalhar em turismo, área em que inicialmente se formou. A televisão surgiu por acaso, o que a levou a estudar comunicação audiovisual. Entretanto, também se licenciou em ciências da informação. Trabalha na RTP desde 1999, onde tem produzido conteúdos no mundo da música, teatro e do documentário, além dos grandes eventos especiais organizados pelo grupo público de media. Paralelamente, é pesquisadora em genealogia, participa em podcasts sobre música e colabora, informalmente, na divulgação de projetos musicais.

Joana Caetano
Investigadora
Prémio Casa Comum
Joana Caetano é colaboradora do CETAPS - Centre for English and Anglo-Portuguese Studies e doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com um projeto financiado pela FCT [Ref. SFRH/BD/140673/2018]. Como investigadora, tem-se dedicado ao Estudo de Utopias e Ficção Científica, aos Estudos Feministas e às Literaturas Anglo-Americanas. Publica artigos em várias revistas de especialidade e participa assiduamente em eventos científicos e culturais.

João Vladimiro
Realizador
Competição Oficial
João Vladimiro nasceu em 1981, no Porto. Licenciatura em Design Gráfico na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Na dança/performance destaca: Circolando (1999-2012), Madalena Victorino, Karine Ponties e Joana Providência. Da aventura cinematográfica destaca: Pé na terra (2006) - prémio de Melhor Realizador Português de curta-metragem, Indie Lisboa); Jardim (2008), Lacrau (2013) - prémio Melhor Longa Metragem Portuguesa e Árvore da Vida, Indie Lisboa; Anteu (2018) - quatro prémios principais em três festivais portugueses. Estes filmes foram exibidos em festivais como: Fid Marseille, Mar de Plata, Viennale, Sevilha, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Roterdão e Buenos Aires, sempre nas competições principais.

José Paulo Santos
Realizador
Prémio Casa Comum
José Paulo Santos nasceu em Coimbra em 1979 e reside em Matosinhos. Desde 2013 que se dedica ao cinema independente. Realizou os filmes "...além da sala de espera" que integra o Plano Nacional de Cinema, "Circunstâncias", "Observador", "13H" e "1965 | Panreal, um edifício de Nadir Afonso". Os filmes foram exibidos em mais de 100 Festivais Internacionais de Cinema tendo somado 40 Prémios Internacionais. Pontualmente é júri em Festivais Internacionais de Cinema. Atualmente é doutorando na Universidade de Vigo onde está a realizar um filme sobre o poeta Avelino Díaz, numa produção entre a Galiza e a Argentina.

Paulo Brás
Performer, Livreiro
Prémio Casa Comum
Desde 2009, Paulo Brás tem desenvolvido simultaneamente, e de forma não raro impura, um percurso nas letras e nas artes performativas. Participou no Queer Porto 1 com o quadro "only connect" sobre a citação como forma de manutenção da memória da cultura queer. Em 2021, criou com Ricardo Braun a Livraria aberta, primeira livraria queer do Porto e única em atividade no país.