Júri e Convidades

Júri
Convidades

Claire Sivier

Investigadora, Produtora
Competição Oficial


Claire Sivier (ela/dela) é investigadora negra-britânica, produtora cultural, vive no Porto. Nos últimos 13 anos, o seu trabalho é desenvolvido com artistas, jovens e pessoas de comunidades marginalizadas, para além de organizar uma variedade de festivais e programas culturais. Em 2020, Claire concluiu o mestrado em Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolveu uma metodologia de arte ambulante, explorando as experiências vividas por artistas negras da diáspora no Porto. Desde então, fundou a Caminhada de Mulheres Negras (2021). Integra o InterStruct Collective.

 

© Tiago Santos

Conceição Nogueira

Escritora, Professora
Prémio Casa Comum


Conceição Nogueira iniciou a sua carreira académica em 1988 na Universidade do Minho. Em 1997 defendeu o Doutoramento em Psicologia Social com a tese "Um novo olhar sobre as relações sociais de género: uma perspetiva feminista crítica na psicologia social" e em 2011 defendeu a Agregação com o título “Psicologia Feminista Crítica. Os desafios da interseccionalidade". Atualmente é Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde é diretora do Programa Doutoral em Sexualidade Humana. Autora de vários livros em português (Portugal e Brasil) e de várias publicações (inter)nacionais sobre Estudos de Género, Feminismos e Sexualidades.

Laetitia Morais

Artista
Competição Oficial


Laetitia Morais nasce em Paris em 1984 e reside no Porto. Artista e docente na área das artes visuais e do cinema (EA – UCP).  Com especial interesse por dispositivos ópticos e cinematográficos, pelas suas qualidades matéricas e intangíveis, mas também por dinâmicas culturais de resistência ou de transição, cuja investigação é apresentada em formato de filme, pintura e instalação. A sua obra tem sido apresentada em inúmeras galerias e eventos, e integra várias coleções públicas e privadas, nacionais e internacionais. Foi cofundadora em 2019 da cooperativa cultural Laia e do laboratório de cinema experimental da Torre. Tem vindo a integrar comissões de programação internacional na área do cinema experimental.

Marco Gabriel

Produtor Cultural
Prémio Casa Comum


Marco Gabriel é Produtor Cultural da Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto desde 2009. Todo o seu percurso académico foi desenvolvido na área da Cultura e Património, é Licenciado em Gestão do Património pela ESEP – Escola Superior de Educação do Porto, e pós-graduado em Planeamento e Promoção da Cultura pela Universidade Portucalense. Em 2018, esteve envolvido na criação da Casa Comum, projeto cultural da U. Porto, onde tem vindo a coordenar várias atividades ligadas às diferentes áreas artísticas.

Paulo Pereira

Designer de Comunicação
Prémio Casa Comum


Paulo Pereira, como designer de comunicação, tem repartido a sua atividade profissional entre o trabalho em gabinetes de design, o ensino universitário e a atividade freelancer, com especial interesse na área editorial e da representação da informação e do conhecimento. Atualmente, é responsável pelo Design de Comunicação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, trabalhando na comunicação e divulgação do conhecimento científico para o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. Tem promovido um espaço de encontro interdisciplinar e de manifestações artísticas.  

Paulo Silva

Produtor
Competição Oficial


Paulo Silva conclui a licenciatura em Cinema – Produção da Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1985. Entre 1989 e 1990, faz vários trabalhos na área do cinema e televisão como produtor freelancer. Entre 1990 e 2017 trabalha como Produtor no Tratamento de Programas, especialmente nas dobragens de programas infantis, para a RTP. Desde 2017 trabalha, também na RTP, na Consulta de Conteúdos – CPLP. Nos tempos livros, é um apaixonado pela BD e pelo universo de Tolkein, desde os anos 1980.

Tiago Aires Lêdo

Artista, Performer
Competição Oficial


Tiago Aires Lêdo é artista de som, novos media e performer. Mestre em Multimédia pela FEUP e Licenciado em Cinema pela ESAP, colabora desde 2019 com a Orquestra Jazz de Matosinhos, desenvolvendo os projetos L.E.M. e Flormiga. Cria e publica música a solo como Som Flores e é ainda professor de Fotografia e Vídeo na escola profissional EPROMAT. Desde 2020, está envolvido também em diversos projetos de teatro e performance como intérprete e criador.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.