Abgad Hawaz
Robin Riad
Experimental : 2' / Identidade, Política

"A curta-metragem analógica desenhada à mão por Robin Riad ensina ostensivamente a pronúncia do alfabeto árabe em 28 passos simples. Na realidade, as letras desenhadas à mão foram impressas com uma impressora a jato de laser na banda sonora ótica de uma película de 16 mm e o que se ouve no filme é o projetor a ler as letras e a interpretá-las em som. Riad usa o humor para brincar e sentar-se com a sua língua materna, oferecendo uma 'falsa' lição de pronúncia. Em resposta a uma forma digital de ódio anti-árabe que Riad testemunhou na Internet após o início do genocídio em Gaza, o filme é uma forma de a artista se manter próxima da sua língua, cultura e raízes". (Tara Hakim)

 

* Parte do programa “No Pride in Genocide (Queer Cinema for Palestine)”

QL - Resistência Queer
https://www.queercinemaforpalestine.org

/ Detalhes

Ano: 2024

País: Canadá

Língua: árabe, inglês

Legendas: sem legendas

/ Realização

Robin Riad

Egito / Canadá


Robin Riad é uma cineasta experimental, programadora de cinema e artista visual. Robin trabalha com meios analógicos e gosta de explorar a materialidade do filme no seu trabalho. Já realizou filmes em países como o Canadá, os Estados Unidos, Espanha, Itália, Alemanha, Índia e outros. Quando não está a fazer filmes, Robin passa o seu tempo a dar workshops, a fazer poções na câmara escura e a fazer voluntariado em organizações artísticas locais.


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.