Haldernablou Quadriflore
Tom de Pékin
Experimental : 46' / Performance, Fetiche, Ecosexualidade

Preso num estranho parque, o pajem Ablou tenta escapar. Mas várias personagens fazem de tudo para o manter cativo neste lugar fantasmagórico.

“O que me aproximou da estrutura deste magnífico e obscuro texto foi a opção de Alfred Jarry pelo uso da colagem, que amplia o seu significado. São diversas as referências, e as emoções e sentimentos reprimidos têm um espaço de expressão livre. Para mim, é um texto militante.”

Entre a dança e a poesia, sob um místico cenário performativo, Tom de Pékin propõe um filme único, adaptado da peça que Alfred Jarry escreveu quando tinha apenas 19 anos, e historicamente uma das primeiras peças da dramaturgia francesa abertamente homossexual. Esta criação evolutiva divide-se em quatro capítulos correspondentes a quatro incríveis espaços: O Parque, O Sonho, A Gaita de Fole e o Shaman da Aldeia.   

 

/ Exibição

Porto
30 de Novembro | 16h00 | Reitoria da Universidade do Porto - Casa Comum
Queer Focus

/ Detalhes

Ano: 2017

País: França

Língua: francês

Legendas: inglês

Elenco: Alexis Langlois, Elina Löwensohn, Jean Philippe Salério, Daniel Larrieu, Alban Richard, Mickaël Phelippeau, Sébastien Lambeaux, Bourette, Jérome Marin, Amaury Grisel, Denis Sanglard, Hélène Barrier, Vincent Simon, Philippe Roger, Tom de Pékin, Eolia Marhic, Yves Calvez, os cantores e performers de Guissény

/ Realização

Tom de Pékin

França


Tom de Pékin vive e trabalha em Paris. Fundou e dirigiu, com o artista Guillaume Dégé, as Éditions des 4 Mers, de 1994 a 2002. Desde 2000 que trabalha em desenho, vídeo, performance e gravura com o nome de Tom de Pékin. Enquanto militante, artista, ilustrador e realizador, interessam-lhe a relação entre texto e imagem e as subversões gráficas. Em março de 2009 é lançada pela Septembre Éditions uma monografia da sua obra de 2000 a 2008, junto com uma apresentação dos seus diferentes procedimentos em direção a uma contrapropaganda queer. É o responsável pelo cartaz do filme L’inconnu du Lac, de Alain Guiraudie.


Filmografia

Seleção:

 

2017 - Haldernablou Quadriflore (Longa-Metragem)

2015 - Haldernablou - Triptyque (Curta Experimental)
2013 - Le Parc: Les prolégomènes d’Haldernablou (Curta Experimental)
2010 - God, Guns and Queer (Curta Experimental)

2007 - Barbara Cartland (Curta Experimental)

2006 - Jean, Paulo, Érik, Riton (Curta Experimental)

2006 - Catch Me (Curta Experimental)

2005 - Les majorettes (Curta Experimental)

2003 - Madame H (Curta Experimental)

2003 - Pine Pong (Curta Experimental)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.