International Dawn Chorus Day
John Greyson
Documentário, Experimental : 15' / Activismo, Queer, Trauma

No International Dawn Chorus Day (3 de maio, 2020), pássaros de seis continentes juntam-se numa conversa no Zoom. Falam sobre tempestades e gatos e cabos elétricos e encontros. Falam sobre o cineasta egípcio Shady Habash, conhecido pelos seus telediscos satíricos contra a ditadura, que perdeu a vida no dia anterior na famosa prisão de Tora, no Cairo. Também se preguntam pela ativista queer egípcia, Sarah Hegazi, famosamente encarcerada por hastear uma bandeira LGBTQ durante um concerto no Cairo, e que agora vive como refugiada em Toronto. Elxs não se apercebem que um mês depois, incapaz de suportar o trauma que sofreu na prisão, Sarah irá cometer suicídio.

/ Exibição

Lisboa
20 de Setembro | 18h30 | Cinema São Jorge - Sala 3
Competição Curtas-Metragens
http://www.vtape.org

/ Detalhes

Ano: 2021

País: Canadá

Língua: Inglês

Legendas: Inglês

Elenco: Shady Habash, Sarah Hegazi

/ Realização

John Greyson

Canadá


John Greyson é realizador de cinema e videasta, e um pioneiro do New Queer Cinema. Desde 1984, as suas muitas longas-metragens, curtas e trabalhos transmédia têm explorado questões de ativismo queer como a violência policial, as prisões, o ativismo da SIDA, a solidariedade, o homo-nacionalismo e o apartheid. É professor do departamento de Cinema e Artes Média na York University de Toronto.


Filmografia

2021 - Dawn Chorus Day (Documentário Curto)
2016 - Gazonto (Curta-Metragem)
2009 - Fig Trees (Documentário)
2001 - Packin' (Documentário Curto)
1997 - Uncut (Longa-Metragem)
1996 - Lilies (Longa-Metragem)
1993 - Zero Patience (Longa-Metragem)
1991 - The Making of Monsters (Curta Experimental)
1989 - Urinal (Longa-Metragem)
1987 - The ADS Epidemic (Curta-Metragem)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.