Lolo Mégalo blessé en son honneur
Lionel Soukaz
Ficção : 17' / Performance, Política

Lionel Soukaz abre um painel de madeira para descobrir o céu e depara-se com trabalhadores italianos a cantar. Tem saudades deles e, quando se vão embora, à noite, fica sozinho a ver televisão. Este espelho vídeo remete-o para o seu próprio tempo: Nixon, Giscard. Então, dança como um grito de socorro: "Ama-me!”. As cenas de travestismo são como um coming out, revelando o lado feminino do cineasta com apenas vinte anos de idade.

QL - Retrospetiva
http://gstphn.net

/ Detalhes

Ano: 1974

País: França

Língua: sem diálogos

Elenco: Lionel Soukaz

/ Realização

Lionel Soukaz

França


Lionel Soukaz (1953-2025, França) foi um dos pioneiros do cinema queer francês. A primeira fase da sua obra sintetiza os vários movimentos de vanguarda nos quais se reconheceu, nas décadas de 1970 e 1980. Afiliado aos ativistas e intelectuais da FHAR (Frente Homossexual de Ação Revolucionária) e da revista Gai Pied, como Guy Hocquenghem ou Copi, foi também ativo na cena cinematográfica experimental e organizou o primeiro festival de cinema gay e lésbico de Paris, Écrans roses et nuits bleues, em 1978. Os seus filmes, redescobertos em 2004 graças sobretudo à reivindicação da crítica francesa Nicole Brenez, revelam um intransigente compromisso com a narração autobiográfica e com a expressão do desejo, e encarnam a sua ânsia ilimitada de liberdade, pelo que a sua obra foi muitas vezes censurada.

 

 


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.