Pirenopolynda
Tita Maravilha, Izzi Vitório, Bruno Victor
Documentário : 24' / Activismo, Trans, Não-binárie, Religião, Performance, Comunidade

Em Pirenópolis, Goiás (Brasil), a Festa do Divino acontece há 200 anos. Tita nasceu nesta pequena cidade e guarda memórias afetivas preciosas sobre a festa. Anos depois, ao revisitar essas memórias, a artista pretende reconstruir e re-tradicionalizar a festa sob um viés afetivo decolonial.

/ Exibição

Porto
09 de Outubro | 19h30 | Batalha - Sala 2
QP - Programa Espaços Seguros

/ Detalhes

Ano: 2023

País: Brasil

Língua: portuguesa

Legendas: inglês

Elenco: Tita Maravilha, Ieda Figueiró, Taira Nebul, Mag, Valentina, Vó Irani, Vó Nélia, Silmara

/ Realização

Tita Maravilha, Izzi Vitório, Bruno Victor

Brasil


* Atriz, cantora, performer e palhaça e através da ideia de corpo político, Tita Maravilha traz nos seus processos artísticos as dores e delícias de ser um corpo dissidente. Brasileira, reside em Portugal desde 2018, onde desenvolve, juntamente com Cigarra, o projeto de música eletrónica e performance Trypas-Corassão, que agora já passou por São Paulo, Brasília, Paris, Estocolmo, Berlim e Lärz (Alemanha).

 

** Bixa preta, trans-masculino, goiano radicado no Ceará (Brasil), Izzi Vitório é produtor, pesquisador e realizador audiovisual. Concluiu em 2021 o curso de Realização Audiovisual pela Escola Pública Vila das Artes, em Fortaleza, e em 2023 o curso de Construção de Roteiro pela EICTV, de San Antonio de los Baños, em Cuba. É sócio fundador da Cavala Filmes, produtora independente focada em projetos atravessados por questões de raça e desobediência de género.

 

*** Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília e mestrando em Multimeios pela Unicamp, Bruno Victor é um realizador que também tem trabalhado como pesquisador de personagens e story producer. Tem sido curador de diversos festivais no Brasil, entre eles Fade To Black, Mix Brasil e Mostra de Sesc Cinema.


Filmografia

* ** *** 2023 - Pirenopolynda (Documentário Curto)

*** 2022 - Rumo (Docuficção)

** 2021 - Oriki para Perder o Medo do Mar (Curta-metragem)

** 2020 - A Noite Se Tornará ainda Mais Escura (Curta-metragem)

** 2018 - Coração É Terra que Ninguém Vê (Curta-metragem)

** 2019 - O Homem que Não Morava Lá (Curta-metragem)

*** 2017 - Afronte (Curta-metragem)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.