Rua dos Anjos
Renata Ferraz, Maria Roxo
Documentário : 83' / Trabalho Sexual, Performance, Mulheres, Amizade

Rua dos Anjos é um filme construído a partir do encontro e da criação fílmica partilhada entre duas mulheres. Nele, relatam e testemunham histórias pessoais enquanto trocam algumas técnicas dos seus respetivos ofícios: o trabalho sexual e o fílmico. Neste cenário, ambas se tornam realizadoras e personagens.

 

 

/ Exibição

Porto
04 de Dezembro | 16h30 | Teatro Rivoli - Pequeno Auditório Comprar Bilhetes
Competição Oficial Porto

/ Detalhes

Ano: 2022

País: Portugal

Língua: português

Legendas: inglês

Elenco: Maria Roxo, Renata Ferraz

/ Realização

Renata Ferraz, Maria Roxo

Moçambique / Portugal


*Maria Roxo nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), Moçambique. Na juventude, entrou na faculdade de medicina. Por conta de rebeldias políticas, como castigo, foi encaminhada para a frente de batalha na guerra colonial, como enfermeira. Lá descobriu a morfina e uma maneira para fugir da violência da realidade que vivia. Depois da Revolução dos Cravos, chegou a Lisboa. Para manter a adição, foi trabalhadora sexual por mais de 20 anos. Maria sempre soube que a sua vida daria um filme. Começou a filmá-lo em 2016, quando conheceu Renata Ferraz.

 

**Renata Ferraz nasceu em São Paulo, Brasil. Licenciou-se em Artes Cénicas (UNESP) e foi atriz por 20 anos. Participou em grupos de pesquisa teatrais e também trabalhou com encenadores reconhecidos no Brasil e fora. As violências sofridas na cidade e na profissão, misturadas com a paixão pela imagem em movimento fizeram-na fugir para Lisboa. Começou com a criação em vídeo arte e posteriormente, curtas de ficção. Considera os processos de construção de um filme espaço de experimento e de investigação. Fez mestrado em Multimédia – Audiovisuais (FBAUL) e Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (ULisboa).



 


Filmografia

* ** 2021 – Rua dos Anjos (Documentário)

** 2020 – Corpos Palimpsésticos-Mnemónicos (Curta-Metragem) (corealizado com Flávio Almeida)
** 2020 – Corpos Palimpsésticos (Curta-Metragem) (corealizado com Flávio Almeida)
** 2017 – Ádito (Curta-Metragem) (corealizado com Rubiane Maia)
** 2015 – Evo (Curta-Metragem) (corealizado com Rubiane Maia)
** 2014 – Herói Trágico (Curta-Metragem)

** 2013 – Another Place (Curta-Metragem)

** 2013 – Regras (Curta-Metragem)

** 2012 – Corpo sem órgãos (Curta-Metragem)

** 2012 – EU – european union (Curta-Metragem)

** 2009 – Permuta (Curta-Metragem)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.