Spillovers
Ritó Natálio, Aline Belfort
Experimental : 9' / Estudos de Género, Feminismo, Ecosexualidade, Performance, Corpos

Em 2020, foi encontrado um livro dentro de um poço. O poço estava, como muitas outras cavidades da vida, contaminado por atividades superficiais de monocultura intensiva. A sua água, tornada insalubre, havia secado por tempo indeterminado. Foi neste buraco seco, embora visceralmente marcado pela memória da água, que foi encontrada uma tradução de "Lesbian peoples: material for a dictionary" escrito em 1976 por Monique Wittig e Sande Zeig.

 

"Spillovers" são amantes, ou talvez estados transitivos da identidade, convocam o corpo e o erotismo para lidar com a violência ecológica e, eventualmente, produzir água. 

 

Este filme foi construído a partir do processo de criação de uma performance coletiva apresentada, em 2023, a convite do Batalha Centro de Cinema, no Porto.

 

Realização: Ritó Natálio

Cinematografia, Edição, Co-realização: Aline Belfort

Imagens adicionais: Patricia Black

Música e voz: Odete

Textos: Ritó Natálio

Com: Alina Ruiz Folini, Eríc Santos, Josefa Pereira, Lui L'Abbate, Teresa Ves Liberta

Desenho do cartaz: Maura Grimaldi

Tradução: Miguel Cardoso

Coprodução: Batalha Centro de Cinema, Associação Parasita

Apoio à criação: Fundação Calouste Gulbenkian 

Apoio a versões anteriores do projeto: Pass the Mic! Decolonizing education through arts. Financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, CREA 616850/2020 (2021), Create to Impact Network / Creative Europe of the European Union and the Ministry of Culture and Information of the Republic of Serbia (2020)

Produção executiva e administração: Associação Parasita / Sofia Lopes, Lysandra Domingues

Assistência de produção: Laila Algaves Nuñez

/ Exibição

Porto
09 de Outubro | 17h15 | Batalha - Sala 2 Comprar Bilhetes
QP - Prémio Casa Comum
https://parasita.eu/

/ Detalhes

Ano: 2024

País: Portugal

Língua: inglesa

Legendas: português

Elenco: Alina Ruiz Folini, Eríc Santos, Josefa Pereira, Lui L'Abbate, Teresa Ves Liberta

/ Realização

Ritó Natálio, Aline Belfort

Portugal, Brasil


* Artista e investigador. Lésbica não-binárie. Graduação em Artes Coreográficas (Université Paris 8) e mestre em Psicologia Clínica (PUC-São Paulo). Está atualmente a terminar um doutoramento em Estudos Artísticos e Antropologia, com foco no Antropoceno e nas perceções de humanidade-natureza. Desde 2020, coordena Terra Batida, uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono.
 

** Nascida e criada em Fortaleza, Aline Belfort atua como diretora de fotografia em longas, curtas, documentários, propagandas, teatro, dança e videoclipes. Graduada em cinematografia pelo Russian Film Institute - VGIK (2011-2016), em Moscou e mestrado pelo Kino Eyes Movie Master (2019-2021). Além de cineasta, ela estuda e trabalha com dança contemporânea. Acredita em processos colaborativos e no intercâmbio entre diferentes artes, como dança, teatro e poesia com o cinema.

 


Filmografia

* ** 2024 - Spillovers (Curta Experimental)

** 2021 - Uma Carta para o Meu Pai (Documentário Curto)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.