01 de Setembro
As longas do Queer Lisboa 26: distintos modos de contar

Na Competição de Longas-Metragens do Queer Lisboa 26, destaque para a cinematografia brasileira com os novos trabalhos de Gustavo Vinagre e Fábio Leal. Após terem vencido em conjunto o Prémio de Melhor Filme no Queer Porto 7, em 2021, regressam desta vez à edição lisboeta do festival, o primeiro para apresentar Três Tigres Tristes, uma deambulação, ora crua, ora surrealista, de uma juventude à procura de si mesma, numa inclemente e distópica São Paulo (vencedor do Teddy Award na última edição da Berlinale), e, de Fábio Leal, Seguindo Todos os Protocolos, que narra o abismo mental de quem quer cumprir as normas de saúde prescritas, mas também ter relações sexuais, durante a pandemia.


O realizador espanhol Adrián Silvestre regressa igualmente ao festival - após sair vencedor desta competição em 2016 e merecedor de uma menção especial pelo seu documentário no ano passado -, desta feita com o híbrido Mi Vacío y Yo, um dos filmes mais celebrados em festivais de cinema queer nesta temporada, e onde equilibra com humor e pungência a história de Raphi, que, de pasmo em pasmo, se vai construindo como mulher.


A longa-metragem paquistanesa Joyland, de Saim Sadiq, é certamente outro dos títulos mais relevantes desta edição. Merecedor de dupla premiação em Cannes (entre elas a Queer Palm), o filme transporta-nos para um ambiente aparentemente irreconciliável na cidade de Lahore, onde a família tradicional e varonil colide com a exuberante promessa de uma comunidade trans em crescente afirmação.


A Competição acolhe igualmente o regresso ao grande ecrã do cineasta argentino Leonardo Brzezicki, com Errante Corazón, protagonizado por um irrepreensível Leonardo Sbaraglia; assim como a ficção finlandesa Girl Picture, que marca a estreia da realizadora Alli Haapasalo, e que nos fala sobre a emergência do amor e da sexualidade na vida de três raparigas adolescentes. Poucos dias depois de ser exibido no São Jorge, este título estará também disponível na Filmin Portugal.


Embaixo, a listagem completa dos oito títulos em Competição:
 

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.