No âmbito do Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia, Transfobia e Interfobia, que se assinala a 17 de maio, o Goethe-Institut Portugal e a Universidade do Porto apresentam "Afetos Diversos - Uma Mostra de Filmes Alemães LGBTQIA+", a decorrer durante o mês de maio na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, alguns deles já exibidos no Queer Lisboa.
O ciclo, que visa promover o diálogo e consciencializar a sociedade para a diferença (como tarefa de grande relevância perante o crescimento exponencial dos discursos de ódio e intolerância), conta com quatro filmes contemporâneos que abordam diferentes temáticas em torno da sexualidade e identidade de género.
Cada uma das sessões servirá de mote para uma conversa com o público, e três delas contam com a colaboração da equipa de programação dos nossos festivais.
O programa completo:
3 de maio, 18h30
"Neubau" (na imagem), de Johannes Maria Schmit (Alemanha, 2020, 81')
Exibição seguida de conversa com o público moderada pela nossa programadora Constança Carvalho Homem.
17 de maio, 18h30
"Futur Drei", de Faraz Shariat (Alemanha, 2020, 89')
Exibição seguida de conversa com o público moderada pelo nosso programador Daniel Pinheiro e por Allan Barbosa (Queer Tropical)
24 de maio, 18h30
"Zuhurs Töchter", de Laurentia Genske e Robin Humboldt (Alemanha, 2021, 89')
Exibição seguida de conversa com o público moderada pela nossa programadora Hilda de Paulo.
31 de maio, 18h30
"Kokon", de Leonie Krippendorff e Steve Guttenberg (Alemanha, 2020, 95')
Exibição seguida de conversa com o público moderada pelo Professor Jorge Gato (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto).
+ info: aqui