16 de Agosto
Conhecidos hoje os títulos das competições de curtas

Foram revelados hoje os títulos das duas competições de curtas do Queer Lisboa 26.

 

Amplo leque do espectro queer na seleção da Competição para a Melhor Curta-Metragem deste ano. E, de novo, uma vontade em darmos destaque a filmes que ampliam o discurso do que é, deveria ou poderia ser queer, graças a radicais linhas de fuga, a atrevidos subterfúgios metafóricos; ao uso, em definitivo, de uma linguagem cinematográfica que se sabe tanto ferramenta política como arma de experimentação estética.
 
Por outro lado, a Competição de Curtas-Metragens de Escola Europeias "In My Shorts" reúne um conjunto de obras que nos revelam as preocupações políticas e estéticas de uma jovem geração de cineastas. A transição entre a infância e a adolescência, a dissolução das barreiras etárias ou a celebração da identidade e das famílias escolhidas, são algumas das propostas que marcam esta seleção, concretizando-se através de diferentes formatos: do documentário à ficção, passando pelo experimental e pelo performativo.
 

Embaixo, a lista completa de novos filmes anunciados:

 

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS
a body is a body is a body, Cat McClay, Éiméar McClay (Reino Unido, 2021, 12’)
La belle et la bête / Beauty and the Beast, Mathieu Morel (França, 2021, 13’)
Billy Boy, Sacha Amaral (Argentina, 2021, 25’)
Colmeia / Beehive, Maurício Chades (Brasil, 2021, 15’)
Dans le silence d’une mer abyssale / In the Silence of an Abyssal Sea, Juliette Klinke (Bélgica, 2021, 19’)
Des jeunes filles enterrent leur vie / Burial of Life as a Young Girl, Maïté Sonnet (França, 2022, 33’)
Dihya, Lucia Martínez Garcia (Suíça, 2021, 10’)
Insieme Insieme, Bernardo Zanotta (França, Holanda, 2022, 37’)
Isn't It a Beautiful World, Joseph Wilson (Reino Unido, 2021, 13’)
Let My Body Speak, Madonna Adib (Reino Unido, Líbano, 2020, 10’)
Letters from St. Petersburg, Lotte Nielsen (Dinamarca, 2021, 17’)
Mars exalté / Exalted Mars, Jean-Sébastien Chauvin (França, 2022, 18’)
Ob Scena / Ob Scene, Paloma Orlandini Castro (Argentina, EUA, 2021, 18’)
On Xerxes’ Throne, Evi Kalogiropoulou (Grécia, 2022, 16’)
The Pass, Pepi Ginsberg (EUA, 2022, 15’)
The Perpetrators, Richard Squires (Reino Unido, 2022, 14’)
São Paulo Ferida Aberta / São Paulo Open Wound, Elizabeth Rocha Salgado (Brasil, Holanda, 2021, 18’)
Silent Heat, Luciënne Venner (Holanda, 2021, 19’)
Sob Influência / Under the Influence, Ricardo Branco (Portugal, 2022, 20’)
Uma Paciência Selvagem Me Trouxe até Aqui / A Wild Patience Has Taken Me Here, Érica Sarmet (Brasil, 2021, 26’)
Uma Rapariga Imaterial / Immaterial Girl, André Godinho (Portugal, 2022, 42’)
Yon / Call Me Jonathan, Bárbara Lago (Argentina, 2021, 8’)

 

COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS DE ESCOLA EUROPEIAS “IN MY SHORTS”

Ceux que l'on choisit / The Ones We Choose, Elora Bertrand (França, 2022, 29’) 

Ceux qui désirent se connaître / Those Who Care to Know each Other, Korlei Rochat, Léonard Vuilleumier (Suíça, 2020, 18’)

Chute / Strangers, Nora Longatti (Suíça, 2021, 21’) 

Escames / Shedding Skin, Katherina Harder Sacre (Espanha, 2020, 17’) 

Gangnam Beauty, Yan Tomaszewski (França, Coreia do Sul, 2020, 23’) 

The Greatest Sin, Gabriel B. Arrahnio (Alemanha, 2021, 25’) 

Lugar Nenhum / Nowhere, Pedro Gonçalves Ribeiro (Portugal, 2021, 19’) 

Nina et les robots / Nina and the Robots, Cindy Coutant (França, 2020, 19’) 

Sad Cowboy Platonic Love, Ciel Sourdeau (Suíça, 2021, 17’) 

Swimming Lesson / Schwimmstunde, Lisa Hürtgen (Alemanha, 2021, 10’) 

Le Variabili Dipendenti / The Dependent Variables, Lorenzo Tardella (Itália, 2022, 16’) 

Yến, Julia Diệp My Feige (Alemanha, Vietname, 2021, 15’)

 

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.