04 de Dezembro
Palmarés Queer Porto 8

Teve lugar esta noite, às 21h30, a Sessão de Encerramento do Festival de Cinema Queer Porto 8, no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, onde foram anunciados os prémios da Competição Oficial e do Prémio Casa Comum.

 

A 8ª edição do Queer Porto ficou marcada por um programa com grande afluência de público quer na Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto, onde se reflectiu sobre o pensamento ecoqueer entre filmes e conversas, nas competições que tiveram lugar no Teatro Rivoli e nas sessões especiais no Teatro Helena Sá e Costa e Maus Hábitos.

 

A próxima edição do Queer Porto irá decorrer em Outubro de 2023 no renovado Cinema Batalha.

 

 

PALMARÉS QUEER PORTO 8

 

COMPETIÇÃO OFICIAL:

 

Júri: Cy Lecerf Maulpoix (Jornalista, Ativista), Isabel Roma (Produtora), João Vladimiro (Realizador)

 

Melhor Filme:
La dernière séance, Gianluca Matarrese (Itália, França, 2021, 100’)

"La Dernière Séance" é um filme com uma estética delicada que nos encaminha, através de várias camadas, onde se convocam: memória, fragilidade, vida, amor e perda.

 

Menção Especial:
Rua dos Anjos, Renata Ferraz, Maria Roxo (Portugal, 2022, 84’)

Uma menção especial para "Rua dos Anjos", um retrato não convencional na sua forma e também uma audaciosa e desestabilizadora conversa entre duas mulheres.

 

Prémio do Público:

Rua dos Anjos, Renata Ferraz, Maria Roxo (Portugal, 2022, 84’)

 

 

PRÉMIO CASA COMUM:

 

Júri: Joana Caetano (Investigadora), José Paulo Santos (Realizador), Paulo Brás (Performer, Livreiro)

 

Menção Especial:
“Aos Dezasseis”, de Carlos Lobo (Portugal, 2022, 14’)

Pela linguagem estética cândida, sem subterfúgios ou excessos, e pela intensidade da protagonista e do restante elenco, o Júri do Prémio Casa Comum decidiu por unanimidade atribuir uma menção honrosa a "Aos Dezasseis" de Carlos Lobo.

 

Melhor Filme
“João Gabriel - The Last Day of Summer”, de Bernardo Nabais (Portugal, 2021, 29’)

Pela sensibilidade de uma proposta fílmica que, através da complementaridade de vários discursos artísticos (referências plásticas, cinematográficas, literárias e musicais) que dialogam numa possível leitura da cultura gay, o Júri decidiu por unanimidade atribuir o Prémio Casa Comum a "João Gabriel - The Last Day of Summer" de Bernardo Nabais.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.