
Apresentamos os seis elementos que irão integrar os dois júris oficiais da 8ª edição do Queer Porto:
O jurado da Competição Oficial conta com o jornalista e ativista eco-queer Cy Lecerf Maulpoix, a produtora Isabel Roma e o realizador João Vladimiro.
No Prémio Casa Comum o júri será composto pela investigadora Joana Caetano, pelo realizador José Paulo Santos e pelo performer e livreiro Paulo Brás.
Também, o Queer Porto 8 vai contar com a presença de um expressivo número de convidadxs, entre realizadorxs, produtorxs e demais profissionais da indústria do cinema:
Laurence Turcotte-Fraser e Loren Chatterton, realizadora e diretora de produção de La fin de Wonderland, chegam desde Canadá para apresentar o seu filme. Também nesta Secção iremos receber a visita de Renata Ferraz, que apresenta Rua dos Anjos, um filme co-dirigido junto a Maria Roxo.
No Prémio Casa Comum, destaque para a presença do realizador Bernardo Nabais acompanhado pelo artista plástico João Gabriel, protagonista do seu filme João Gabriel - The Last Day of Summer; de Carlos Lobo, que assina Aos Dezasseis; de Catarina de Sousa, produtora do último filme de Pedro Neves Marques, Tornar-se um Homem na Idade Média; do realizador Ary Zara, que apresenta Um Caroço de Abacate; e de Filipe Martins, responsável por Neve.
Lucas Weglinski, co-diretor junto a Joaquim Castro do documentário Máquina do Desejo – 60 Anos do Teatro Oficina, irá participar numa conversa no Teatro Helena Sá e Costa à volta do próprio filme; enquanto o ativista eco-queer Stephan Dahl, fundador do The Quinta Project, em Marvão, irá participar numa conversa na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto onde irá falar sobre o seu projecto a seguir à exibição do filme Three (or More) Ecologies.
A lista completa de júry e convidados pode ser consultada aqui.